fbpx

Você conhece o Mercado Livre de Energia?

Placas de energia solar. Mercado Livre de Energia

Pensar na redução de custos e otimização das operações dentro de uma empresa é o principal fator para ter sucesso no negócio.

O que é o Mercado Livre de Energia?

O mercado livre de energia nasce de uma necessidade dos consumidores de terem maior flexibilidade na negociação e nos custos de energia.

Isso porque, no mercado regulado, onde os consumidores residenciais estão inseridos, existe uma tarifa paga pela distribuidora de energia que não te oferece poder de escolha.

No Mercado Livre de Energia, é possível contratar energia de fontes renováveis e menos poluentes, contribuindo com as políticas de ESG para um mundo melhor e mais sustentável.

Este modelo já é aplicado por grandes indústrias há décadas, e mais recentemente, está impactando a terceira onda de migração do mercado cativo para o livre, que compõe as pequenas e médias empresas.

Impacto Econômico do Mercado Livre de Energia

Para você ter uma noção, esse mercado propiciou em 2023 patamar anual recorde de R$ 48 bilhões de economia nos gastos com energia elétrica.

“Esse valor economizado, além de trazer ganhos de produtividade e competitividade para os consumidores, permite que eles possam fazer investimentos em melhorias operacionais das empresas e em folha salarial, incrementando o crescimento econômico e a geração de empregos”, explicou Rodrigo Ferreira, presidente-executivo da Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia).

Vantagens para Pequenas e Médias Empresas

Quando olhamos para essas empresas de menor porte, a redução se faz ainda mais interessante porque além de ter uma economia de até 35% na conta de luz, é possível economizar até 100% na taxa de gestão e não ter surpresas no fechamento de conta, facilitando o fluxo de caixa.

Comércio e o Mercado Livre de Energia

O comércio tem uma demanda energética significativa, e migrar para o Mercado Livre de Energia pode ser uma excelente estratégia para reduzir custos sem comprometer a qualidade dos serviços prestados, e ainda ajudar o meio ambiente.

No Brasil, o Mercado Livre de Energia já representa mais de 85% da energia das indústrias brasileiras e cerca de 35% do mercado total.

Sua empresa já migrou para o Mercado Livre de Energia? Se interessou? Quer saber mais sobre o assunto? Procure seu assessor ou especialista e faça parte da mudança.

Baixe agora o seu ebook
Abra sua conta agora
Cadastre-se em nossa Newsletter Semanal

Posts relacionados

Invista com a melhor escolha para os seus investimentos.