Abra ou transfira sua conta. Comece preenchendo os dados a seguir.
Leva poucos minutos.

Blog

O que são as naturezas das remessas?

Quando você faz um envio de dinheiro para o exterior ou recebe dinheiro do exterior, precisa especificar a finalidade da operação. O motivo pelo qual você está enviando ou recebendo dinheiro do exterior é chamado de natureza da remessa pelo Banco Central do Brasil (BACEN).

Os tipos de natureza variam. Há naturezas específicas para operações de envio e para operações de recebimento. O mesmo acontece em operações feitas para ou por pessoas físicas, e para ou por pessoas jurídicas (empresas).

Se você realiza ou deseja fazer transações internacionais é essencial conhecer como funciona e o que são as naturezas das remessas para evitar contratempos. Para ajudar, confira neste post tudo sobre o assunto!

O que é uma remessa internacional?

Uma remessa internacional é a transferência de dinheiro entre países e pode ser efetuada em diversas situações, como pagamentos de serviços e produtos, envio e recebimento de dinheiro em contas da mesma ou diferente titularidade.

Ou seja, é o processo de enviar ou receber dinheiro do exterior. Ela pode ser realizada para diversos países, com exceção das nações com restrições ao GAFI – Grupo de Ação Financeira contra lavagem de dinheiro.

No mercado financeiro existem muitas formas para realizar uma remessa internacional, porém, há taxas abusivas e processos burocráticos e é preciso buscar a melhor forma para economizar. Atualmente, a melhor opção para o serviço é a Mesa de Câmbio da Manchester Investimentos.

Limites e prazos de envio e recebimento na Remessa Online

A Manchester trabalha com diversas naturezas das remessas e atende a todas as suas necessidades. Os limites são determinados pelo tipo de cadastro que a pessoa realiza.

O Cadastro Simples permite transações de até R$ 100.000 por ano. Caso a pessoa necessitar de valores superiores deve fazer o Cadastro Completo, cujo o valor limite é estabelecido de acordo com o declarado no imposto de renda.

As transações na mesa de câmbio Manchester podem ser realizadas das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. 

Entenda algumas das naturezas das remessas para pessoas físicas:

As naturezas das remessas variam de acordo com pessoa física ou jurídica e também se a operação é de envio ou de recebimento de dinheiro do exterior. Veja só:

ENVIO

  1. Disponibilidade no exterior – É a transferência de valores entre contas de mesma titularidade.

  2. Manutenção de residente – É a transferência feita entre contas para manutenção familiares diretos, como filho ou cônjuge, e brasileiros que moram no exterior ou até mesmo estrangeiros que dependem financeiramente de residentes no Brasil.

  3. Pagamento de curso no exterior – É a transferência destinada ao pagamento de cursos no exterior.

  4. Pagamentos de Pequenas Importações – São remessas feitas para realizar pagamentos de encomendas no exterior ou compras internacionais de até US$ 3 mil (três mil dólares) – ou o equivalente em outras moedas estrangeiras.

  5. Despesas Médicas no Exterior – Pagamentos a instituições médicas internacionais para tratamento e intervenções.

  6. Pagamento de Serviços Turísticos – Pagamentos de hospedagem em hotel/hostel, cruzeiros marítimos, aluguel de automóveis, seguro para viajantes, entre outros serviços no exterior.

  7. Pagamento de Serviços no Exterior – Pagamento de serviços prestados por empresas ou prestadores de serviço residentes no exterior.

  8. Compra de Imóvel no Exterior – Transferência internacional de capital para a compra de imóveis no exterior como investimento imobiliário em outros países.

  9. Aluguel de Imóvel no Exterior – Remessa para alugar casas ou apartamentos em outros países.

  10. Investimento em Corretoras – Remessas para aplicação em corretoras de investimentos no exterior para compra e venda de capital.

  11. Compra de Capital no Exterior – Remessas internacionais para comprar capital social de uma empresa ou cota de fundo de investimentos do exterior.

  12. Transferência de Patrimônio – Transferência parcial ou total de patrimônio para o exterior.

  13. Pagamento de Importações – Pagamentos de pequenas e grandes mercadorias compradas no exterior por empresas.

  14. Manutenção de Estudante no Exterior – Transferência recorrentes para estudantes fora do Brasil.

  15. Doação de Dinheiro para o Exterior – Transferências de valores para doações ao exterior entre pessoas físicas.

RECEBIMENTO

  1. Disponibilidade no exterior – Tipos de recebimentos relacionados à disponibilidade entre contas de mesma titularidade.

  2. Manutenção de Residente no Brasil – Transferência entre contas de pessoas que recebem remessas mensais do exterior.

  3. Doações Internacionais – Transferências e recebimentos de doações de valores entre pessoas físicas sem vínculo familiar direto (amigos, terceiros, familiares indiretos).

  4. Salário do Exterior – Recebimento de salários de empresas estrangeiras ou pagamentos para expatriados residentes no Brasil.

  5. Serviços Internacionais – Recebimento pelos serviços prestados para uma empresa estrangeira.

  6. Venda de Imóvel para Estrangeiros – Brasileiros que moram no exterior e precisam fazer a transferência do valor da venda de um imóvel no Brasil.

  7. Venda de Imóvel no Exterior – Remessas para brasileiros que precisam receber o valor da venda do imóvel no exterior.

  8. Ganho de Capital no Exterior – Recebimento de capital resultante de ganho em investimentos no exterior.

  9. Google AdSense e programas de afiliados – Para receber o dinheiro dos anúncios e vídeos do seu site ou blog.

Entenda algumas das naturezas para pessoas jurídicas:

ENVIO

  1. Disponibilidade no Exterior – Transferências bancárias entre contas de mesma titularidade em outros países.

  2. Pagamento de Serviços no Exterior – Remessas internacionais para pagamentos de serviços no exterior.

  3. Aumento de Capital no Exterior – Transferências internacionais para aumento de capital social em empresas estrangeiras.

  4. Importação de Mercadorias – Transferências internacionais para pagamentos a fornecedores de importadores no Brasil.

RECEBIMENTO

  1. Empréstimo Internacional – Transferências internacionais de empréstimos de empresas estrangeiras a empresas brasileiras.

  2. Transferência Bancária Internacional – Remessas internacionais de valores entre contas jurídicas de mesma titularidade.

  3. Exportação de Mercadorias – Transferências internacionais para recebimentos de clientes no exterior referente à mercadorias exportadas.

Os produtos da XP Investimentos CCTVM S.A são distribuídos por meio de Agentes Autônomos de Investimento, nos termos da Resolução 16/2021 da Comissão de Valores Mobiliários. Os produtos do Banco XP S.A são distribuídos por meio de Correspondentes Bancários, na forma Resolução 3.954 do Banco Central do Brasil. Consulte o site da XP para conhecer todos parceiros autorizados. E os produtos da XP Corretora de Seguros LTDA são distribuídos por meio dos parceiros de seguros, devidamente autorizados pela instituição, na forma da Lei Nº 4.594/1964 e nos termos das normas da Superintendência de Seguros Privados.

Tags: mesa de cambioDisponibilidade no exteriorManutenção de residenteEmpréstimo InternacionalTransferência Bancária InternacionalExportação de MercadoriasImportação de MercadoriasAumento de Capital no ExteriorPagamento de Serviços no ExteriorGoogle AdSense e programas de afiliadosGanho de Capital no ExteriorVenda de Imóvel no ExteriorVenda de Imóvel para EstrangeirosServiços InternacionaisSalário do ExteriorManutenção de Residente no BrasilPagamento de ImportaçõesTransferência de Patrimônio

Cadastre-se e receba mais conteúdos

Obrigado pela visita em nosso site!

Deixe suas informações nos campos abaixo para conhecer melhor o nosso trabalho de assessoria profissional, e receba um guia de investimentos gratuitamente.

fechar popup