Abra ou transfira sua conta. Comece preenchendo os dados a seguir.
Leva poucos minutos.

    Blog

    O que são empresas ESG e quando vale a pena o investimento?

    A sustentabilidade está relacionada ao desenvolvimento econômico alinhado ao meio ambiente e à sociedade. Devido à importância do tema, ele passou a fazer parte do mercado de investimentos. Por isso, se você quiser aproveitar o assunto em sua estratégia, pode recorrer às empresas ESG.

    Porém, antes de pensar em adquirir ações ou cotas de fundos relacionados a companhias desse tipo, vale a pena entender como elas funcionam. Assim, é mais fácil saber quando o investimento sustentável pode ser benéfico e como realizá-lo.

    A seguir, você compreenderá o que são as empresas ESG e como é possível investir nelas. Confira!

    O que é ESG no mercado financeiro?

    O ESG é uma metodologia que pode ser aplicada para realizar investimentos. Na prática, ele corresponde aos critérios que determinam a sustentabilidade corporativa e é formado por três pilares:

    E: environment ou meio ambiente;

    S: social;

    G: governance ou governança.

    Logo, a sigla reúne práticas ambientais, sociais e de governança que servem para direcionar empresas que desejam ser mais sustentáveis. Além disso, os critérios ESG funcionam como elementos de análise de um investimento para quem deseja investir de forma sustentável.

    O que são as empresas ESG e como funcionam?

    Depois de entender o que é a metodologia, vale a pena compreender o que são as empresas ESG e como essa sigla influencia as companhias. Nesse sentido, uma empresa ESG atua de maneira sustentável ou desenvolve projetos para aumentar seu nível de sustentabilidade.

    Logo, o negócio compreende os impactos socioambientais de sua atividade e age para mitigar esses efeitos. Além disso, os empreendimentos sustentáveis costumam investir para elevar os impactos positivos que podem causar na sociedade e no meio ambiente.

    Vale notar que as empresas ESG não são aquelas que apenas seguem as regulamentações — como leis ambientais ou trabalhistas. Embora o cumprimento das regras seja importante, as companhias classificadas dessa forma adotam boas práticas recomendadas, não apenas as compulsórias.

    Como saber se uma empresa é ESG?

    Até aqui, você entendeu o que é ESG e o que são as empresas com essa classificação. Agora, é interessante saber como descobrir se uma empresa faz parte da categoria. Nesse contexto, há três métodos principais.

    Veja quais são as formas de identificar se uma empresa é ESG!

    Adoção de medidas sustentáveis

    A primeira solução para fazer uma análise sobre a questão ESG consiste em verificar quais iniciativas a empresa adota nesse sentido.

    No quesito ambiental, há iniciativas como diminuir o volume de resíduos gerados, melhorar a destinação dos subprodutos, desenvolver projetos sustentáveis (como a adoção de energia solar), entre outros aspectos.

    No âmbito social, empresas ESG costumam investir em políticas afirmativas, em iniciativas voltadas à diversidade e em projetos sociais ou de filantropia. No geral, o foco está no relacionamento com a comunidade e na sociedade.

    Já em relação à governança, há medidas como o desenvolvimento de um setor de compliance, a divulgação transparente de informações, o uso de mecanismos contra corrupção e fraudes e mais. No caso das empresas com capital aberto, a governança é importante para proteger os acionistas.

    Certificações

    As empresas ESG também podem apresentar certificações de sustentabilidade. Os certificados verdes, por exemplo, atestam a preocupação e as iniciativas das companhias em relação ao meio ambiente.

    Como existem diversos institutos idôneos de certificação, a obtenção de um selo do tipo ajuda no reconhecimento de empreendimentos que atendam a esses critérios. Contudo, note que nem toda empresa ESG é certificada.

    Indicadores

    Outra maneira de encontrar empresas sustentáveis inclui a análise de indicadores de mercado. Eles consistem em carteiras teóricas que são formadas a partir de uma metodologia para selecionar as ações de empresas ESG, por exemplo.

    Então um índice de mercado sustentável costuma reunir as principais companhias que atendem aos critérios da metodologia. Com isso, você pode encontrar mais facilmente quais são os empreendimentos que se destacam em relação à sustentabilidade.

    Quando vale a pena investir em empresas ESG?

    Para continuar conhecendo as empresas ESG — brasileiras ou não —, é interessante saber quando o investimento pode valer a pena. Para isso, você deve entender quais podem ser os benefícios da decisão de aportar com foco na sustentabilidade.

    Em geral, a sustentabilidade é um tema que tem chamado mais a atenção da sociedade, devido aos impactos ambientais e sociais do desenvolvimento econômico das últimas décadas. Desse modo, muitos consumidores têm preferido empresas sustentáveis.

    Para quem investe, existe a possibilidade de aproveitar o crescimento desses negócios e a valorização dos ativos. Como consequência, você pode obter mais ganhos ao adotar uma estratégia sustentável — embora os lucros não sejam garantidos na renda variável.

    Além disso, vale notar que as práticas sustentáveis podem ajudar as empresas a se consolidarem no mercado. Afinal, há menos riscos de multas e sanções e maior potencial competitivo. Logo, o investimento em longo prazo pode ser favorecido.

    Porém, não basta que a empresa seja sustentável. Antes de fazer um investimento verde em empresas ESG na B3 — a bolsa de valores do Brasil —, você precisa avaliar outros aspectos da companhia. É necessário considerar a situação geral do negócio.

    Como escolher entre essas companhias?

    Como você viu, investir em empresas ESG pode ser vantajoso, mas exige a escolha de empreendimentos com bom potencial no mercado. Por isso, é preciso saber como escolher entre as companhias que estão disponíveis no mercado de ações.

    Nesse caso, é válido utilizar a análise fundamentalista. Por meio dos indicadores financeiros, você conhecerá condições como o endividamento, a geração de resultados e a perspectiva de crescimento do negócio.

    Assim, há como comparar empresas do mesmo segmento para encontrar aquelas com as características mais alinhadas com a sua estratégia, por exemplo. Você também terá mais informações para decidir sobre a compra de ações.

    Quem deseja ter mais praticidade também pode investir em alternativas que não exijam análises individuais. É o caso dos fundos de índice (ETFs) que repliquem índices sustentáveis e outros fundos de investimento com foco ESG. Desse modo, é possível investir em sustentabilidade contando com um gestor profissional.

    Além das companhias brasileiras, vale considerar as empresas ESG do mercado internacional. Nesse cenário, você pode investir também por meio da bolsa brasileira em ETFs de índices internacionais ou em certificados de depósito de valores mobiliários (BDRs).

    Como você acompanhou, as empresas ESG são aquelas que atendem a critérios ambientais, sociais e de governança. No caso de companhias com boas perspectivas para o longo prazo, é possível se beneficiar com esse investimento via ações, fundos de investimento ou outras opções disponíveis no mercado nacional.

    Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco da Manchester Investimentos e conte com a ajuda dos nossos assessores!

    Tags: investir na bolsa de valoresbolsa de valoressustentabilidademercado de açõeso que é esg nas empresasempresas esg brasilesg empresas brasileirasempresas esg brasileirasempresas esg b3esg nas empresasinvestimento verdeempresas esg na bolsainvestir em sustentabilidade;

    Cadastre-se e receba mais conteúdos

      Obrigado pela visita em nosso site!

      Deixe suas informações nos campos abaixo para conhecer melhor o nosso trabalho de assessoria profissional, e receba um guia de investimentos gratuitamente.

      fechar popup

        Já sou cliente Manchester