fbpx

Recuperação do Setor de Shoppings pós pandemia

setor de shoppings

O setor de shoppings vem crescendo novamente após a crise do Covid-19, e isso vem chamando a atenção do mercado financeiro, especialmente para o setor de Fundos Imobiliários.

Evolução do setor de shoppings no Brasil

O primeiro shopping center no Brasil foi inaugurado em 1966 e ao longo da história o setor viveu grandes períodos de crescimento, e com ele, muitas transformações.

Este período de forte crescimento da indústria durou até 2014, quando começou a recessão econômica, e com ela, a deterioração de diversos indicadores, como aumento da taxa de juros, aumento do desemprego, queda do consumo, e logo na sequência as restrições devido a pandemia de COVID-19.

Recuperação do Setor de Shoppings

Hoje em dia, o setor vem se recuperando. Em 2022, para se ter uma ideia, o faturamento dos shoppings centers aumentou 20,5%, para R$ 191,8 bilhões e a previsão para 2024 é de R$ 219,8 bilhões.

Com as atuais perspectivas de melhora da economia e início do ciclo de cortes da taxa SELIC, vemos o momento como oportuno para se expor aos FII’s no segmento de shopping.

O número de investidores em FII’s vem crescendo consistentemente, e o investidor pessoa física representa 75% do mercado.

Momento favorável para alocar recursos em FIIs de shoppings

Você pode estar perdendo uma grande oportunidade de investir em um mercado crescente e diversificar a sua carteira de investimentos!

Em geral, shoppings centers possuem uma base de receita muito pulverizada em que os maiores locatários representam um percentual pouco relevante da receita total.

Possuem ainda receitas diversas, que não somente a receita de aluguel, e que são mais correlacionadas ao nível de atividade econômica, como estacionamento, quiosques e merchandising e, portanto, conseguem capturar aumento de receitas em momentos de maior crescimento da economia.

Perspectiva de queda da Selic

Com a atual perspectiva da queda da taxa de juros e retomada econômica, os shopping centers ganham um potencial de crescimento considerável, sem contar que a visão otimista do mercado faz com que investidores, como você, tenham mais apetite ao risco.

Não perca o ciclo de queda de juros e comece a diversificar sua carteira de investimentos com FIIs hoje mesmo!

Baixe agora o seu ebook
Abra sua conta agora
Cadastre-se em nossa Newsletter Semanal

Posts relacionados

Invista com a melhor escolha para os seus investimentos.