Quer viver de renda sem precisar comprar um imóvel? Descubra hoje mesmo o que são Fundos Imobiliários (FIIs)

No Brasil, é comum ensinar aos filhos desde cedo a importância de investir em imóveis para garantir estabilidade, tranquilidade e até mesmo uma opção à aposentadoria.  

 

 

Vamos fazer um teste: você já ouviu que o sonho dos seus pais, dos seus avós ou de colegas de trabalho era construir um condomínio de casas de viver do aluguel?   

 

 

Porém, para receber o aluguel de um imóvel, primeiro você precisa realizar a compra. E é aí que mora a grande questão: o valor costuma ser alto.  

Além disso, o processo tem um alto nível de burocracia, requer o pagamento periódico de condomínio, reformas e IPTU e ainda abre espaço para duas possibilidades que ligam o sinal de alerta: longos períodos em que a propriedade esteja desocupada e a dificuldade de venda imediata. 

Isso quer dizer que o sonho de viver de renda com imóveis acabou? Não! Existe uma opção mais prática: investir em Fundos Imobiliários. 

 

 

O que são Fundos Imobiliários? 

Fundos de Investimento Imobiliário, ou FIIs, são um tipo fundo de investimento disponível na Bolsa de Valores que foca, como você deve imaginar, em imóveis.  

A forma mais tradicional de gestão desses fundos é muito parecida com o sonho de muitos brasileiros: adquirir imóveis para viver com a renda dos aluguéis. Porém, no caso dos FIIs, ela ocorre em larga escala: os gestores dos fundos aplicam o dinheiro para contribuir com a construção ou a aquisição de imóveis, que depois são alugados ou revendidos. 

O que chama atenção nessa modalidade é justamente a praticidade, o baixo investimento necessário e a alta liquidez. Tudo que você precisa fazer é compra uma ou mais cotas do Fundo escolhido. Comprou as cotas? Então, é hora de focar nos rendimentos. Eles podem vir de duas formas: através da valorização da cota – quando o preço está maior do que quando você realizou a sua compra – ou com a distribuição de rendimentos realizada pela gestão do FII. 

Por lei, essa distribuição precisa acontecer, no mínimo, uma vez por semestre. Mas, existem muitos fundos que realizam o pagamento de forma mensal, exatamente como seria a sua renda com o aluguel de um imóvel – mas sem as dores de cabeça com o inquilino atrasando.  

 

 

Saiba aproveitar o momento  

No cenário nacional, as eleições estão cada vez mais próximas e o movimento dos investidores tende a ser mais cauteloso. No cenário global, acompanhamos constantemente uma alta mais agressiva nos juros para tentar conter a inflação.  

E o que você tem a ver com isso? A conjuntura econômica atual torna ainda mais convidativo o investimento em Fundos Imobiliários, um tipo de ativo tem instrumentos para surfar momentos de inflação, juros elevados e incertezas. 

Para ajudar você a aproveitar todas as oportunidades dos FIIs, vamos trazer na próxima semana um artigo sobre os tipos e o que levar em conta na hora de escolher o seu fundo imobiliário, então continue acompanhando. 

Sentiu que o seu momento é agora e quer começar a investir em Fundos imobiliários ainda hoje? Fale com a nossa assessoria gratuita e personalizada.

Baixe agora o seu ebook
Abra sua conta agora
Cadastre-se em nossa Newsletter Semanal

Posts relacionados

Invista com a melhor escolha para os seus investimentos.