Abra ou transfira sua conta. Comece preenchendo os dados a seguir.
Leva poucos minutos.

    Blog

    Como funciona uma mesa de renda variável?

    Investir se divide em duas etapas principais: tomar a decisão sobre as condições de investimento e executar a operação correspondente. Sem abrir mão da primeira parte, você pode tornar o processo mais prático com apoio de uma mesa de renda variável.

    Esse é um serviço que pode conectá-lo ao mercado financeiro, garantindo mais eficiência para colocar sua estratégia em prática. Antes de aproveitar a alternativa, entretanto, é preciso conhecer quais são seus aspectos principais.

    Neste artigo, você entenderá como funciona uma mesa de renda variável e qual pode ser o papel de uma assessoria de investimentos. Continue a leitura!

    O que é uma mesa de renda variável?

    A mesa de operações é um serviço que tem como principal objetivo facilitar o acesso dos investidores ao mercado financeiro. É nessa mesa que ocorre a negociação de ativos e produtos financeiros, com base nas características previstas pelo investidor.

    Como existem diversas operações disponíveis no mercado, a mesa pode ser classificada de acordo com o tipo de negociação que realiza. É assim que surge o conceito de mesa de renda variável. Nesse caso, o foco está no envio e/ou execução de ordens voltadas para a renda variável.

    Logo, esse tipo de mesa contempla, por exemplo, ações, cotas de determinados fundos de investimento e derivativos — como opções. Já uma mesa de renda fixa tem foco nos títulos e fundos dessa outra classe de investimentos.

    Como funciona?

    Para entender como é possível investir em renda variável por meio de uma mesa, vale saber que ela conta com profissionais qualificados e certificados para atuar no mercado financeiro. O responsável por receber e repassar as ordens é o chamado operador de mesa de renda variável.

    Então o investidor deve informar quais são as características da operação que deseja executar e o profissional realizará a negociação. Dessa forma, você continua o responsável pela decisão, apenas não precisa executar a operação em si.

    Quais são os tipos de mesa de renda variável?

    Além das mesas de negociação entre renda fixa e renda variável, os tipos podem estar atrelados à instituição associada. Na prática, você pode contar com uma mesa de renda variável da instituição financeira (como da corretora de valores) e com uma mesa da assessoria de investimentos.

    A seguir, veja as diferenças de cada uma delas!

    Mesa da assessoria de investimentos

    Quando a mesa é da assessoria, os operadores de mesa, na verdade, são os próprios assessores de investimento. Com isso, a função do serviço é mais estratégica.

    Os profissionais estão habilitados para apresentar alternativas de investimento, baseando-se em relatórios de instituições, analistas e casas de análise, por exemplo. Também podem ajudá-lo a tirar dúvidas e a conhecer melhor as oportunidades.

    Logo, a atuação começa antes mesmo da tomada de decisão de investir em renda variável. A partir disso, os assessores repassam a sua ordem para a corretora, que ficará responsável pela execução e confirmação da operação.

    Mesa da instituição financeira

    Já a mesa da instituição financeira — como da corretora de valores — tem o foco principal de emitir a ordem para o mercado, executando a operação para o investidor.

    Nesse caso, você precisa apresentar as informações da negociação que deseja realizar e o operador de mesa a colocará em prática. Então, em ambos os casos você conta com profissionais qualificados, mas somente na mesa da assessoria há um maior nível de apoio personalizado antes de investir.

    Quais as vantagens de contar com essa mesa na sua assessoria?

    Considerando o que você já aprendeu sobre a mesa de renda variável, vale a pena entender quais são os pontos positivos do serviço. Em especial, quando ele é oferecido por uma assessoria de investimentos.

    A seguir, descubra quais são as principais vantagens de contar com essa mesa em sua assessoria!

    Variedade de soluções

    Com um bom escritório de investimentos você terá acesso a um portfólio variado da instituição financeira vinculada. Portanto, isso se reflete na mesa de renda variável.

    Será possível investir em ações ou cotas de fundos negociados na bolsa de valores e também em outras alternativas. Entre as possibilidades, existem operações estruturadas que podem ajudá-lo a colocar em prática estratégias para buscar melhores retorno ou proteger a carteira, por exemplo.

    Praticidade para fazer seus investimentos

    Outra grande vantagem de contar com uma mesa de renda variável desse tipo é a praticidade para realizar operações. Afinal, é possível ter o apoio de profissionais qualificados e com experiência de mercado. Com isso, há menos chances de erros operacionais.

    Ademais, é uma forma de explorar soluções e produtos complexos que, de outro modo, poderiam ser difíceis de acessar. Operações estruturadas, por exemplo, costumam ter uma montagem definida, mas que nem sempre é simples de executar sem a ajuda da mesa de renda variável.

    Suporte qualificado para investir

    Ao contar com uma mesa de renda variável na assessoria de investimentos, você ainda tem suporte qualificado para investir. Portanto, é um meio de contar com informações confiáveis e de tirar dúvidas na hora de embasar sua estratégia.

    Embora não existam garantias de resultados melhores nesse aspecto, podem ocorrer diferenças importantes em seu portfólio a partir desse suporte. Afinal, você não estará sozinho no momento de compor e acompanhar a sua carteira de investimentos.

    Como ter acesso à mesa de renda variável?

    Com as informações que viu aqui, foi possível acompanhar as vantagens de contar com o apoio de uma mesa de renda variável. Para ter acesso a ela, é preciso começar pela busca de uma assessoria de investimentos de qualidade — e que ofereça esse serviço.

    Ao escolher a assessoria de seu interesse, basta abrir conta na corretora de valores à qual a assessoria está vinculada e sinalizar a sua decisão de contar com um escritório específico.

    Na Manchester Investimentos, você conta com uma mesa de renda variável robusta e profissionais qualificados para fornecer suporte no dia a dia. Além disso, conosco você terá acesso às mais diferentes possibilidades de investimentos e operações e ao portfólio da XP Investimentos — a maior corretora de valores da América Latina.

    Agora você sabe como funciona uma mesa de renda variável e por que ela é importante. Ao associar esse serviço a uma assessoria de investimentos, é possível aproveitar um apoio estratégico para realizar as suas operações no mercado financeiro.

    Esse artigo foi útil? Entre em contato conosco da Manchester Investimentos e veja como podemos ajudar!

    Tags: investir em açõesbolsa de valoresRenda variávelMercado Financeirooperações estruturadasoperador de mesaoperador de mesa renda variavelmesas de negociaçãomesa de operações o que éassessoria de investimentoprodutos financeirosinvestir em renda variavel;

    Cadastre-se e receba mais conteúdos

      Obrigado pela visita em nosso site!

      Deixe suas informações nos campos abaixo para conhecer melhor o nosso trabalho de assessoria profissional, e receba um guia de investimentos gratuitamente.

      fechar popup

        Já sou cliente Manchester