Abra ou transfira sua conta. Comece preenchendo os dados a seguir.
Leva poucos minutos.

    Blog

    Como montar uma carteira de ações de sucesso? Descubra!

    Montar uma carteira de ações diversificada pode ajudar a diluir os riscos e ampliar o potencial de ganhos no longo prazo. Porém, para ter sucesso na estratégia, as suas decisões precisam ser bem planejadas e baseadas no seu perfil e nos seus objetivos.

    Além disso, é necessário considerar diversos fatores que podem influenciar os riscos e a rentabilidade dos investimentos para obter resultados consistentes. Portanto, saber o que avaliar nesse momento se torna fundamental para as suas decisões. Quer aprender mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste conteúdo e descubra como montar uma carteira de ações de sucesso!

    Por que pensar na formação da sua carteira de ações?

    Primeiramente, é importante entender que a carteira de ações representa uma seleção de papéis de companhias negociadas na bolsa de valores. Nesse sentido, tenha em mente que uma ação é a menor parcela do capital social de uma empresa.

    Ao adquiri-las, o investidor torna-se sócio do negócio e tem o direito de participar dos resultados da companhia. Ao mesmo tempo, ao investir em renda variável, o investidor não consegue saber antecipadamente qual será o retorno com os investimentos.

    Ademais, os investimentos dessa classe possuem como característica as oscilações nos preços dos ativos e derivativos. Por esse motivo, investir em renda variável traz mais riscos para o investidor. Ao mesmo tempo, oferece um potencial maior de rentabilidade quando comparado a investimentos de menor risco.

    Devido a essas características, a carteira de ações precisa estar alinhada ao seu perfil e objetivos financeiros. Ainda, ela deve se basear em diversos aspectos para otimizar a possibilidade de rendimentos e diluir os riscos existentes.

    Como montar uma carteira de ações?

    Se você pretende montar uma carteira de ações de sucesso no longo prazo, precisa ter atenção a alguns pontos.

    Confira o passo a passo que preparamos para ajudar você tomar as melhores decisões de investimento para o seu portfólio!

    Faça uma análise de fundamentos das empresas

    A análise fundamentalista baseia-se em indicadores que ajudam o investidor a avaliar a saúde financeira e a solidez de uma empresa. Ela também permite estimar o valor do negócio para ponderar se o preço de suas ações está alto, baixo ou justo.

    Para tanto, a análise pode considerar os resultados presentes na Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) e no Balanço Patrimonial, por exemplo. Esses documentos apresentam indicadores que mostram como está a parte financeira da companhia. Outros indicadores também podem ser utilizados e combinados para tirar conclusões sobre o futuro da companhia. Isso é importante principalmente para quem investe com objetivos de longo prazo, como a aposentadoria.

    Mantenha a diversificação

    A diversificação é uma estratégia essencial para o investidor. Ela significa colocar os recursos em alternativas diferentes de investimentos para equilibrar riscos. No entanto, é necessário ter atenção para não cair na falsa diversificação.

    Isso ocorre quando o investidor tem na carteira ativos com correlação positiva. Nesse caso, por exemplo, quando um sofre queda, a tendência é que o outro também tenha esse movimento. Para entender melhor, imagine que você tem várias ações do setor de tecnologia.

    Se houver uma crise na área que gere quedas nas cotações, é provável que todos os seus papéis desvalorizem. Logo, isso aumenta o risco dos investimentos, não cumprindo o papel da diversificação.

    Por esse motivo, ao montar uma carteira de ações, o ideal é escolher opções em diferentes setores da economia. A medida ajudará no manejo de riscos e pode aumentar as possibilidades de rendimento.

    Conheça os principais setores da bolsa

    Como você viu, se expor a diferentes setores da economia é importante para ter uma carteira de ações mais diversificada. Além disso, ao conhecer os principais segmentos do mercado, você também tem chances de encontrar boas oportunidades de investimento.

    Entre os principais setores da bolsa de valores, estão:

    Tecnologia - Esse é um dos setores em pleno desenvolvimento, tanto no Brasil quanto no mundo. Graças à transformação digital, existem cada vez mais novidades na área. Com isso, também há demanda para as soluções oferecidas, o que pode beneficiar as empresas do segmento.

    Saúde - O setor de saúde também é muito importante para a bolsa e para toda a sociedade. Assim, a área teve crescimento nos últimos anos. Diante disso, empresas como drogarias e de planos de saúde começaram a ofertar suas ações no mercado acionário, trazendo oportunidades aos investidores.

    Serviços financeiros - Esse é um dos setores mais relevantes da bolsa. Nele, você encontra bancos, seguradoras e corretoras. Normalmente, as ações desse segmento têm alto volume de negociação. Além disso, as empresas dessa área costumam apresentar bons resultados.

    Faça aportes frequentes

    É necessário entender que as ações, normalmente, são investimentos para longo prazo. Logo, quem investe com esse objetivo fica menos exposto às oscilações do mercado e terá possibilidades de fazer aportes frequentes.

    Essa estratégia é fundamental para ter maiores chances de sucesso e acumular patrimônio para o futuro. Por isso, faça com que os investimentos sejam um hábito e componham seu planejamento financeiro — como um compromisso mensal. Afinal, quanto maior o patrimônio, maior tende a ser o retorno obtido no longo prazo.

    Conte com o suporte de uma assessoria de investimentos

    Agora você sabe que montar uma carteira de ações de sucesso exige atenção do investidor ao mercado. Por isso, é comum que surjam dúvidas durante o processo. Para resolver suas questões, é possível contar com o suporte de uma assessoria de investimentos.

    O auxílio profissional é essencial para conhecer as alternativas de investimentos e desenvolver uma estratégia para a sua carteira. Para tanto, o assessor considera o seu perfil e os seus objetivos, prestando um serviço personalizado.

    Como os assessores conhecem o mercado financeiro, eles podem explicar de forma prática como as ações funcionam. Com isso, você terá mais informações sobre os ativos e terá condições de tomar melhores decisões de investimento.

    Depois de entender como montar uma carteira de ações de sucesso, ficará mais fácil compor o seu portfólio. Para isso, não se esqueça de considerar seu perfil e objetivos, além de fazer os ajustes necessários ao longo do tempo em prol da sua carteira.

    Precisa de auxílio para montar a melhor carteira de ações para você? Entre em contato conosco e converse com um de nossos assessores!

    Tags: carteira de investimentodiversificação de investimentosinvestir em açõescomo montar carteira de açõesanálise fundamentalistacomprar açãoinvestimento de renda variávelperfil de investidordiversificar investimentostipo de investimentoações de empresasinvestimento de longo prazo

    Cadastre-se e receba mais conteúdos

      Obrigado pela visita em nosso site!

      Deixe suas informações nos campos abaixo para conhecer melhor o nosso trabalho de assessoria profissional, e receba um guia de investimentos gratuitamente.

      fechar popup

        Já sou cliente Manchester