Ir para o conteúdo
  • Sobre nós
    • História
    • Carreiras antigo
    • Investindo no bem antiga
  • Investimentos
  • Corporate
  • Private
  • Conteúdos
  • Contato
  • Escritórios
  • Sobre nós
    • História
    • Carreiras antigo
    • Investindo no bem antiga
  • Investimentos
  • Corporate
  • Private
  • Conteúdos
  • Contato
  • Escritórios
Abra sua conta
Voltar para o blog

“Diversificação é o único almoço grátis que você encontrará no mercado.”

  • fevereiro 22, 2021
diversificacao-almoco

A diversificação consiste em alocar recursos em diferentes ativos, mas não em qualquer ativo. A quantidade (número absoluto) nem sempre garante um diversificação eficiente.

Esses ativos devem ser descorralacionados e/ou inversamente correlacionados entre si. Assim, muito provavelmente, quando um ou alguns desvalorizarem, outros irão valorizar. É como se um grupo de ativos fizesse a defesa de outro grupo e vice-versa.

Quando bem alocado, um portfólio diversificado melhora a relação de risco/retorno. Dessa forma, podemos ter um rentabilidade maior para um mesmo grau de oscilação (risco) ou oscilações menores para uma mesma rentabilidade.

Hoje com a plataformas abertas e uma quantidade enorme de opções de investimentos, dentro e fora do país, a diversificação se tornou mais acessível aos investidores comuns e facilitou o trabalho dos profissionais de mercado.

Agora, um ponto de atenção: a correlação usa dados históricos e nada garante que esse histórico irá se repetir da mesma forma no futuro.  

E é pensando justamente nisso que irei compartilhar com vocês como fazemos a diversificação das carteiras para nossos clientes aqui na Manchester Investimentos.

1- A partir das conversas entre o assessor e o cliente, é definido o perfil de investidor (não existe o melhor investimento, existe o mais adequado para cada um) e os objetivos de curto e longo prazo;

2- Enquanto isso nossa área de alocação liderada por dois profissionais CFA´s (certificação de maior relevância no mundo na área de análise financeira) define a matriz de alocação.

Essa matriz é composta por 4 perfis: conservador, moderado 1, moderado 2 e agressivo e 13 classes de ativos. Além disso, com boa parte dos recursos voltado para a alocação estratégica (longo prazo) é separado sugestões para a alocação tática (curto prazo) para se beneficiar de oportunidades pontuais.

Para cada perfil existe uma alocação (% da carteira) sugerida em cada classe, o que gera essa matriz.

3- Para cada uma das 13 classes de ativo, a equipe de alocação separa o que eles consideram ser as melhores opções. Outros profissionais da mesma área entram em contato com os gestores e a gestora para saber da visão e posicionamento de cada uma.

– Notem como essa parte é importante, não avaliamos somente a correlação histórica das nossas sugestões, mas sim o posicionamento para o futuro –

Isso evita um diversificação “fake”, em que voce tem por exemplo 5 fundos multimercado e todos posicionados exatamente da mesma forma. Ou seja, ninguém defende ninguém.

4- O assessor faz a sugestão de alocação a partir das informações do cliente e da área de alocação. Por fim, o assessor apresenta e explica cada ativo sugerido e se o cliente estiver de acordo efetuamos a alocação sugerida.

Uma vez alocado, existe um monitoramento constante e caso haja algum fato relevante em cima de algum ativo sugerido, entramos em contato com o cliente para verificar as possíveis alterações. Por outro lado, alinhamos com o cliente que qualquer mudança no perfil ou nos objetivos, nós assessores devemos ser avisados.

  • slot demo
  • Bandar slot
  • bocoran slot
  • bandar judi slot
  • demo pragmatik
  • depo pulsa
  • bonanza
  • situs slot gacor
  • slot zeus
  • APK Injector Hack Slot Online
  • admin jarwo
  • slot ovo
  • situs slot gacor 2022 terpercaya
  • iPlaybet
  • slot resmi
  • situs slot bonus new member
  • slot winrate tertinggi
  • joker jewels
  • bocoran admin slot
  • situs slot deposit pulsa
  • live rtp slot
  • situs slot tanpa potongan
  • slot dana
Categorias
  • Carteira de Ações
  • COE – Certificado de Operações Estruturadas
  • Ebooks
  • Empresas
  • Fundos de investimentos
  • Fundos imobiliários
  • Manchester Investimentos e XP
  • Perfil do Investidor
  • Planejamento patrimonial
  • Previdência Privada
  • Renda fixa
  • Sem categoria
  • Tesouro direto
Baixe agora o seu ebook
Abra sua conta agora
Cadastre-se em nossa Newsletter Semanal

Posts relacionados

Copom desacelera ritmo e eleva Selic para 14,75% ao ano

Selic a 14,75%: A maior taxa desde 2006 O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil anunciou a elevação da taxa básica

Leia mais »
9 de maio de 2025

Consórcio: uma alternativa estratégica no seu planejamento patrimonial

Com o aumento dos juros e o encarecimento do crédito tradicional, é natural buscar soluções mais eficientes para organizar as finanças e conquistar objetivos com

Leia mais »
26 de março de 2025
30 anos do real moeda

Inflação alta? Veja como proteger seus investimentos

O IPCA, principal índice da inflação no Brasil, subiu 1,31% em fevereiro, o maior avanço para o mês desde 2015. Com isso, seu dinheiro parado

Leia mais »
18 de março de 2025
Instagram Facebook-f Linkedin-in Youtube
Institucional
  • História
  • Nossos Assessores
  • Entre em contato
  • Conteúdos
Serviços
  • Investimentos
  • Private
  • Corporate
Links úteis
  • Acesse a sua conta
  • Escritórios
  • Custos Operacionas XP
  • Trabalhe Conosco

Atendimento Manchester

Segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
contato@manchesterinvest.com.br

Atendimento Grupo XP

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Av. das Américas, 3434 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro / RJ / CEP: 22640-102

Ouvidoria Grupo XP

Caso a sua reclamação não tenha sido solucionada pelo agente de investimentos responsável ou pela nossa Central de Atendimento, ligue 0800-722-3730

A Manchester Assessores de Investimentos LTDA, inscrita sob o CNPJ09.196.317/0001-10 é uma empresa de Assessoria de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários na forma da Resolução CVM 178/23 (“Sociedade”), que mantém contrato de distribuição de produtos financeiros com a XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. (“XP”) e pode, por conta e ordem dos seus clientes, operar no mercado de capitais segundo a legislação vigente. Na forma da legislação da CVM, o Assessor de Investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais A Sociedade poderá exercer atividades complementares relacionadas aos mercados financeiro, securitário, de previdência e capitalização, desde que não conflitem com a atividade de assessoria de investimentos, podendo ser realizada por meio da pessoa jurídica acima descrita ou por meio de pessoa jurídica terceira. Todas as atividades são prestadas mantendo a devida segregação e em cumprimento ao quanto previsto nas regras da CVM ou de outros órgãos reguladores e autorreguladores. Para informações e dúvidas sobre produtos, contate seu assessor de investimentos. Para reclamações, contate a Ouvidoria da XP pelo telefone 0800 722 3730.

Termos de Privacidade • Direitos Reservados Manchester © 2025