Abra ou transfira sua conta. Comece preenchendo os dados a seguir.
Leva poucos minutos.

    Blog

    Mercado de games: como funcionam os fundos e COEs para investir nesse setor?

    Ao decidir quais investimentos fazer, pode valer a pena buscar oportunidades que fogem dos setores tradicionais. Nesse caso, pode ser interessante procurar segmentos em ascensão e com potencial de consolidação — e uma dessas áreas é o mercado de games.

    Conforme a tecnologia se desenvolve e mais pessoas têm acesso a dispositivos digitais, esse pode se tornar um segmento cada vez mais amplo. Portanto, se você tem interesse em games, é o momento de conhecer as alternativas de investimento.

    Na sequência, descubra quais são as possibilidades do mercado de games e veja como funcionam os investimentos!

    Como funciona o mercado gamer?

    O mercado de games tem observado um crescimento exponencial nos últimos anos. Isso se deve tanto pela evolução do mercado tecnológico quanto pela mudança de hábitos dos consumidores. Desse modo, o setor tem se destacado no segmento de entretenimento.

    Entre 2021 e 2028, a expectativa é que o mercado gamer cresça, em média, 13,20% ao ano. Até 2028, ele poderá valer mais de 545 bilhões de dólares. Em 2021, espera-se que a receita global do setor tenha alcançado 175 bilhões de dólares.

    Até 2023, ele poderá valer mais de 200 bilhões de dólares. Ainda em 2023, é esperado que existam mais de 3 bilhões de gamers em todo o mundo. Como comparação, havia 2,5 bilhões de jogadores no final de 2019.

    O mercado de games no Brasil também tem evoluído. Até 2021, há expectativa de que o setor brasileiro passe a valer mais de 2 bilhões de dólares. Além disso, o país conta com mais de 80 milhões de usuários, o que corresponde a mais de 70% da população digital do Brasil.

    Nesse mercado, não é apenas a venda de jogos digitais que se destaca. O segmento de eSports também tem relevância e envolve diversas competições que passaram a atrair público e patrocinadores.

    Em 2020, o mercado valia quase 1,5 bilhão de dólares. Em 2027, poderá valer quase 7 bilhões de dólares — com um crescimento anual médio de 24,4%.

    Quais são as principais empresas do setor?

    Considerando o desenvolvimento do mercado de games brasileiro e no mundo, existem companhias que se destacam. As desenvolvedoras fazem parte da lista, como Eletronic Arts e Ubisoft. Além disso, a chinesa Tencent tem crescido com a compra e participação em diversas companhias do tipo.

    Porém, outros negócios também se destacam no setor. Os fabricantes de consoles, como a Sony, acompanham a tendência de crescimento do segmento. Já as fabricantes de componentes gráficos, como NVIDIA e AMD, têm destaque principal no segmento de games via computador.

    Existem, ainda, as lojas de compra de aplicativos e jogos, redes sociais de transmissão de games e mais. Portanto, você pode ver que há uma variedade de empresas que se destacam nesse setor. As principais companhias são dos seguintes locais:

    Estados Unidos;

    China;

    Japão;

    Coreia do Sul;

    França;

    Taiwan;

    Suécia;

    Polônia, entre outros.

    Como investir no mercado de games?

    Caso deseje investir em games, é possível buscar alternativas no Brasil que ofereçam esse nível de exposição. Assim, você pode diversificar carteira com exposição internacional e aproveitar o desempenho relacionado a esse segmento.

    A seguir, veja quais são as principais oportunidades disponíveis e como cada uma delas funciona!

    ETF

    O exchange traded fund (ETF) também é conhecido como fundo de índice. Esse é um fundo de investimento que tem como objetivo replicar a carteira teórica de um indicador de mercado. Uma das oportunidades disponíveis na bolsa de valores brasileira é o JOGO11.

    Esse ETF busca refletir o desempenho do índice VanEck Video Gaming & E-sports Index. Com isso, ele oferece investimento em mais de 20 empresas de games de diversas partes do mundo, considerando os diferentes subsetores.

    Fundos internacionais

    Os fundos internacionais são fundos de investimento cuja alocação prioritária acontece em ativos do mercado externo. Então é possível encontrar um fundo de games focando em ações de empresas desse segmento, por exemplo.

    Assim como o ETF, essa pode ser uma forma de potencializar a diversificação. Afinal, ao adquirir as cotas de fundos diversificados, você tem a chance de se expor a negócios variados de uma só vez.

    COE

    O certificado de operações estruturadas (COE) é um produto diferenciado, que realiza investimentos com base em uma montagem específica. É possível encontrar dois tipos principais:

    COE com valor nominal protegido, em que você tem a garantia de que, no mínimo, receberá de volta o valor investido inicialmente;

    COE com valor nominal em risco, em que você pode perder, no máximo, o valor investido inicialmente.

    Com foco no mercado de games, a XP criou o COE Índice eSports. Ele oferece alta alavancada, ou seja, conta com um fator multiplicador no caso de valorização do investimento. O ativo subjacente é o Credit Suisse Global Video Gaming and eSports 20% Risk Control (ER) Index.

    Esse é um índice composto por outros dois: o CS 10-Year US Treasury Note Futures Index e o MVIS Global Video Gaming and eSports Index. O segundo se destaca por investir em mais de 20 empresas internacionais ligadas ao segmento de games.

    Em relação ao prazo, esse COE tem vencimento em 2027. Vale notar que não há resgate antecipado e a totalidade do valor nominal só é garantida no vencimento. Assim, é preciso se programar para deixar o dinheiro investido por todo o prazo.

    Lembre-se, no entanto, de que essas não são recomendações de investimento. A decisão de investir ou não nas alternativas do mercado de games deve ser tomada a partir de uma avaliação pessoal do seu perfil de investidor e objetivos. Ainda, é fundamental conhecer todas as opções disponíveis.

    Como uma assessoria pode ajudá-lo a entrar no mercado de games?

    Como você viu, existem diversas formas de participar do mercado de games — o que inclui ter exposição global e diversificação da carteira. Ao mesmo tempo, é comum ter dúvidas sobre como aproveitar as oportunidades para investir em games.

    Nesse caso, você pode recorrer a uma assessoria de investimentos. Os assessores apresentarão as oportunidades alinhadas ao seu perfil e oferecerão ajuda para esclarecer dúvidas. Desse modo, você tem a chance de explorar as oportunidades e pode usar os conhecimentos consolidados para embasar suas decisões.

    Com essas informações, você descobriu como é possível investir no mercado de games sem precisar sair do Brasil. Caso faça sentido para o seu perfil de investidor e para os seus objetivos, essa pode ser uma oportunidade para considerar em sua carteira.

    Gostou de conhecer mais sobre o setor? Entre em contato conosco da Manchester Investimentos e veja como podemos ajudá-lo a investir!

    Tags: Investirfundo de investimentomercado de games brasileiromercado de jogos digitaismercado de games no brasilmercado de games no mundocomo investir no mercado de gamesmercado tecnologicocomo entrar no mercado de gamestecnologiainvestir em gamescomo investir em gamesfundo de games;

    Cadastre-se e receba mais conteúdos

      Obrigado pela visita em nosso site!

      Deixe suas informações nos campos abaixo para conhecer melhor o nosso trabalho de assessoria profissional, e receba um guia de investimentos gratuitamente.

      fechar popup

        Já sou cliente Manchester