Abra ou transfira sua conta. Comece preenchendo os dados a seguir.
Leva poucos minutos.

    Blog

    Mesa de operações: o que é, como funciona e quando utilizar?

    Quem investe no mercado financeiro tem a possibilidade de fazer seus aportes por conta própria ou por meio de uma mesa de operações. A escolha entre uma ou outra alternativa dependerá de uma série de fatores, como o seu objetivo, disponibilidade de tempo e nível de conhecimento.

    Há quem prefira ter o contato direto com o mercado, enviando suas ordens de compra e venda com autonomia e sem nenhum tipo de suporte, por exemplo. Porém, se você não possui conhecimentos de mercado ou movimenta grandes quantias, as chances de cometer um equívoco são maiores.

    Se você não deseja correr esse risco, pode se valer do serviço de uma mesa de operações. Continue a leitura e veja o que é, como funciona e quando utilizar essa solução ao investir ou operar no mercado.

    Não perca!

    O que é uma mesa de operações?

    A mesa de operações é um serviço disponibilizado por corretoras de valores e assessorias de investimentos. Em geral, a sua principal função é executar ou viabilizar a execução das ordens solicitadas pelo investidor — mas a solução vai muito além desse processo.

    Além disso, como os serviços prestados em uma corretora diferem daqueles prestados por uma assessoria, é válido diferenciar o funcionamento de cada uma delas.

    Entenda melhor a seguir como funciona uma mesa de operações na corretora e como se dá esse processo nas assessorias de investimento. Confira!

    Corretora de valores

    A corretora de valores é uma instituição que atua como intermediária na realização de investimentos de renda fixa e variável. Para tanto, elas devem ter a autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Banco Central para funcionarem.

    O papel de uma corretora é fazer a ligação entre o investidor e as alternativas de investimento disponíveis no mercado. Além de fornecer as plataformas necessárias para investir, ela permite que o interessado realize seus investimentos por meio de uma mesa de operações.

    Esse serviço é executado por profissionais licenciados e qualificados e que trabalham na própria corretora. Existem diferentes mesas de operações nas corretoras, mas é comum que os investidores busquem, com maior frequência, a mesa de renda variável.

    O processo inicia com o envio da solicitação por parte do investidor ou especulador — via assessoria de investimentos. O pedido é recebido pelos profissionais da mesa, que ficam responsáveis por executar a ordem previamente aprovada pelo interessado.

    Note, portanto, que os operadores apenas cumprem as ordens solicitadas. Ou seja, eles não escolhem os investimentos ou operações para o solicitante. Todas as decisões são tomadas exclusivamente pelo investidor ou especulador — a mesa apenas garantirá o envio das ordens ao mercado.

    Assessoria de investimentos

    Por sua vez, as assessorias de investimentos são escritórios formados por diversos assessores de investimentos e vinculados a uma instituição financeira — como a corretora de valores. Para atuar no mercado, os assessores precisam ser certificados e ter autorização da CVM.

    A função do assessor de investimentos é apresentar os investimentos disponíveis ao investidor, esclarecer dúvidas, entre outras atribuições. Com o suporte de um assessor, você terá o apoio necessário para tomar decisões com base em informações confiáveis, de acordo com seu perfil e objetivos.

    Além disso, é possível delegar ao assessor a tarefa de direcionar as ordens de investimento para execução, conforme sua conveniência. Nesse caso, o profissional encaminhará ordens de compra ou venda de produtos, ativos e derivativos financeiros à mesa de operações da corretora, sempre com base nas decisões do cliente.

    Assim, como cada assessoria de investimentos está, obrigatoriamente, credenciada a uma corretora de valores, o escritório pode contar com mesas de operações exclusivas nas instituições — ampliando as soluções oferecidas aos seus clientes no âmbito dos investimentos e facilitando suas operações no mercado.

    Quais são as operações realizadas em uma mesa de operações?

    Existem diversos tipos de mesa de operações. A partir delas, o investidor tem acesso a diferentes tipos de investimentos — seja de renda fixa ou variável.

    Nas corretoras e também nas assessorias, no entanto, é comum que as mesas de operações sejam separadas por área de atuação, para um atendimento mais personalizado e consultivo ao cliente.

    Entre elas, estão:

    ·         mesa de renda fixa: por meio dela, podem ser adquiridos títulos do Tesouro Direto, CDBs (certificados de depósito bancário), LCIs (letras de crédito imobiliário), entre outros;

    ·         mesa de renda variável: permite fácil acesso a ativos e derivativos financeiros, como ações, FIIs (fundos imobiliários), ETFs (fundos de índice), opções, etc;

    ·         mesa cambial: permite envio de ordens de compra e venda de ativos relacionados a moedas e câmbio, além de soluções personalizadas — como contratos a termo de moeda (NDF);

    ·         mesa de commodities: focada na negociação de ativos e derivativos relacionados às commodities, como ouro, soja, açúcar, milho, etanol e petróleo.

    Vale destacar que, independentemente do tipo de mesa, nenhuma operação será realizada sem a anuência expressa do investidor. Ou seja, você sempre estará no comando das suas operações, podendo solicitar o envio, cancelamento ou a modificação de ordens conforme seus interesses.

    Qual é a diferença entre uma mesa de operações e o home broker?

    Depois de conhecer o que é e como funciona uma mesa de operações, pode valer a pena entender melhor as principais diferenças entre essa solução e o home broker.

    Em 2009, a B3 (a bolsa de valores brasileira) extinguiu o chamado pregão “viva voz” e, desde então, as negociações são feitas pelo pregão eletrônico, via internet. Dessa forma, para acessar esse ambiente, o interessado precisa contar com um home broker.

    Esse é um sistema operado pelo próprio investidor. Ou seja, via home broker, na área logada da corretora, você digitará o ativo ou derivativo a ser negociado, o preço de compra ou venda, a quantidade de interesse e confirmará o envio da ordem. A depender do seu nível de conhecimento de mercado, riscos operacionais podem estar mais presentes nesse processo.

    Já por meio da mesa de operações, esse risco é nulo para o investidor. Afinal, a ordem será enviada por um profissional com amplo conhecimento de mercado e certificação para operar no ambiente da bolsa. Ademais, essa dinâmica economiza o seu tempo, visto que todo o trabalho de envio e confirmação de ordem será do operador da mesa.

    Quando utilizar uma mesa de operações?

    Ao chegar até aqui, é possível que você tenha dúvidas sobre quando utilizar o serviço de uma mesa de operações.

    Ainda que a escolha seja individual, é bastante comum a utilização desse serviço por quem deseja evitar erros operacionais e ter mais conforto para operar ou investir — especialmente na renda variável.

    Ao contar com uma mesa de operações, você tem mais facilidade, rapidez e segurança nos seus investimentos — inclusive para realizar operações mais complexas. Também vale saber que essa solução pode ser acessada tanto por pessoa física quanto por empresas.

    Assim, ao escolher uma assessoria de investimentos, não esqueça de verificar se o escritório oferece uma mesa de operações robusta. Dessa forma, será mais fácil ter acesso a soluções personalizadas e enviar ordens à mesa da corretora de forma simples e segura.

    Como você viu, a mesa de operações facilita o acesso do investidor ao mercado financeiro. Se você gostou dessa possibilidade, vale procurar pelos serviços de uma assessoria de investimentos qualificada — como a Manchester Investimentos!

    Quer conhecer os benefícios e serviços adicionais da mesa de operações de uma assessoria de investimentos? Entre em contato conosco!

    Tags: bolsa de valoresRenda variávelMercado Financeiroassessoria de investimentosinvestir na bolsaativos financeirosoperações estruturadasmesa de operações o que éprodutos financeirosmesa de operações traderativos de renda variáveloperações com opçõesordem na bolsacorretora de valores;

    Cadastre-se e receba mais conteúdos

      Obrigado pela visita em nosso site!

      Deixe suas informações nos campos abaixo para conhecer melhor o nosso trabalho de assessoria profissional, e receba um guia de investimentos gratuitamente.

      fechar popup

        Já sou cliente Manchester