Abra ou transfira sua conta. Comece preenchendo os dados a seguir.
Leva poucos minutos.

Blog

Onde investir 1 milhão de reais? Saiba como alocar seu dinheiro!

Muitos programas de televisão e reality shows contam com premiações milionárias. E não é raro se pegar imaginando o que fazer ou onde investir uma grande quantia financeira, como 1 milhão de reais. Se você tem esse dinheiro, já sabe como pode fazê-lo render?

Pode ser difícil entender a melhor forma de utilizar o montante para realizar seus sonhos ou alcançar a independência financeira. Afinal, muitos brasileiros não têm muita experiência em investimentos e acabam se limitando a poupança.

Mas é possível ir além! Caso você tenha poupado esse dinheiro ou recebido uma herança de 1 milhão de reais, precisa aprender onde investir.

Confira este artigo para conhecer as oportunidades que o mercado oferece e saiba como alocar seu dinheiro!

O que deve ser observado antes de investir?

O mercado financeiro é repleto de alternativas de investimento, mas isso não significa que todas elas são adequadas para você ou para o montante de 1 milhão de reais. Então, antes de investir, é importante conhecer alguns conceitos básicos.

Veja quais são!

Perfil de investidor

Um dos primeiros passos a serem analisados pelo investidor é o seu perfil. Cada pessoa possui uma forma diferente de lidar com riscos. Por exemplo, há quem não aceite nenhuma possibilidade de perder patrimônio, mesmo diante da chance de ter um ganho maior. Já outros preferem arriscar.

Existem 3 perfis principais no mercado: conservador, moderado e arrojado. O primeiro visa ter uma segurança maior e pouco risco. O segundo aceita correr um pouco mais de risco em troca de retornos maiores. E o terceiro busca maior rentabilidade, mesmo que seja altamente arriscado.

Logo, conhecer o seu perfil de investidor é fundamental para identificar o nível de risco que você está disposto a correr. Isso facilitará a seleção de alternativas de investimento que estejam dentro de suas expectativas de risco e retorno.

Objetivos financeiros

O sucesso de um investimento também pode estar atrelado ao objetivo financeiro que você busca atingir. Logo, a escolha entre as diversas opções existentes deve partir da seguinte pergunta: o que eu quero alcançar com esse investimento?

Respostas como fazer uma viagem, uma grande festa, ir a um show podem ser objetivos para o curto prazo. Já trocar de carro, passar um tempo fora do país tendem a ser possibilidades de médio prazo. No longo prazo, poderão se encaixar planos de obter renda passiva, aposentar, comprar casa etc.

Independentemente das suas escolhas, é importante definir objetivos. Isso porque cada investimento pode atender melhor a uma demanda específica. Ademais, a meta ajudará a avaliar questões como segurança, risco, prazo, potencial de rentabilidade e liquidez.

Inflação

Uma das primeiras alternativas de investimento que o brasileiro pensa para guardar seu dinheiro é a poupança. Ela é uma opção de fácil acesso e segura. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que o rendimento dela pode ser inferior à inflação em determinados momentos.

Isso significa que, embora a quantia financeira depositada na poupança aumente ao longo do tempo, seu valor diminui. Ou seja, cada vez seu dinheiro valerá menos. Desse modo, ao deixar qualquer quantia financeira investida na caderneta, você pode estar perdendo dinheiro.

Além disso, perde-se a oportunidade de encontrar rendimentos melhores e investimentos mais vantajosos que a poupança. Por isso, ao buscar onde investir 1 milhão de reais, considere fatores como a inflação e a rentabilidade desejada.

Quais são as alternativas existentes?

Depois de conhecer os aspectos importantes de serem analisado antes de investir, chegou o momento de conferir alternativas que podem ser interessantes para aportar 1 milhão de reais.

Acompanhe!

Aplicações de renda fixa

A renda fixa é uma classe de investimento conhecida por sua previsibilidade e maior segurança. Isto é, o investidor tem a possibilidade de saber como seu dinheiro renderá. Além disso, são alternativas com baixo grau de risco, agradando aos que possuem perfil conservador.

De modo geral, muitos títulos têm o funcionamento semelhante ao de um empréstimo. O investidor disponibiliza seu dinheiro para uma instituição, que depois do tempo fixado o devolve, acrescido de uma taxa de juros.

É possível encontrar opções como:

  • Títulos do Tesouro Direito (Tesouro Prefixado, Tesouro Selic e Tesouro IPCA+);
  • CDBs (certificados de depósito bancários);
  • LCI e LCA (letra de crédito imobiliário e do agronegócio);
  • LC (letra de câmbio);
  • Previdência Privada mais conservadoras e outros.

Ademais, quem possui 1 milhão de reais pode ser classificado como investidor qualificado e ter acesso a investimentos restritos. Por exemplo, certos CRIs e CRAs (certificados de recebíveis imobiliários e do agronegócio).

Ativos de renda variável

Já a renda variável é conhecida pela alta volatilidade e maiores riscos. Isso significa que o preço de um ativo pode variar rapidamente, aumentando ou diminuindo — a depender do ânimo do mercado. Assim, você não tem como prever se a rentabilidade será positiva ou negativa.

Um investidor pode pagar 20 reais por uma ação, por exemplo, e amanhã seu preço aumentar para 25 reais. Mas ele também pode cair para 18 reais — tudo dependerá da lei da oferta e demanda. Apesar dos riscos, é possível adotar estratégias para mitigá-los e buscar potencial de ganhos.

As alternativas mais conhecidas nessa classe são:

  • Ações;
  • FIIs (fundos imobiliários);
  • ETFs (fundos de índice);
  • Fundos de investimentos (ações, cambiais, multimercados, etc.).
  • Previdência Privada mais arrojadas.

Para investidores qualificados, existem também os fundos de investimento internacionais, fundos de participação (FIPs), entre outras possibilidades.

Encontrei uma boa alternativa. Devo investir todo o dinheiro nela?

Uma premissa que vigora no mercado é “não coloque todos os ovos na mesma cesta”. Isso significa que é mais arriscado alocar todo o seu patrimônio em uma única alternativa. Se acontecer um problema, todo o seu capital será impactado.

Então, uma estratégia bastante adotada entre investidores de sucesso é a diversificação. Por isso, na hora de avaliar onde investir 1 milhão de reais, é melhor escolher diferentes investimentos para compor seu portfólio. Isso tende a equilibrar os riscos e o retorno de sua carteira, e ajuda a potencializar seus ganhos.

Agora que você já conhece diversos investimentos onde poderá investir 1 milhão de reais, não deixe de identificar seu perfil e objetivos antes de tomar a decisão. Caso queira conhecer como funciona cada alternativa mencionada, fale com uma assessoria — como a Manchester Investimentos.

Quem não tem muita experiência com investimentos pode contar com a experiência de um assessor para explicar cada alternativa e tirar dúvidas. Entre em contato conosco e saiba mais!

Tags: investir dinheiroRenda fixacomo investir dinheiroinvestir 1 milhão1 milhão de reaiscomo investir 1 milhãoinvestidor qualificadoinvestir em renda variávelassessoria de investimentos

Cadastre-se e receba mais conteúdos

Obrigado pela visita em nosso site!

Deixe suas informações nos campos abaixo para conhecer melhor o nosso trabalho de assessoria profissional, e receba um guia de investimentos gratuitamente.

fechar popup