fbpx

Qual o regime de distribuição de dividendos do seu Fundo imobiliário?

Qual o regime de distribuição de dividendos do seu Fundo imobiliário

Os fundos imobiliários podem distribuir os resultados de dividendos para os cotistas em dois regimes contábeis de lucro. O competência e o caixa. O regime de competência é um método para realizar o registro de lançamentos contábeis na data em que o evento acontece. Ou seja, na data do documento da receita ou despesa realizada. Não importa quando vai ser pago ou recebido, mas sim quando foi realizada a transação. O regime de caixa é o oposto do regime de competência. Nesse caso, as despesas e receitas são registradas no momento do pagamento e do recebimento, semelhante a uma conta corrente.

Entendemos que os fundos imobiliários deveriam distribuir os dividendos somente em regime caixa. A distribuição no regime competência, devido aos recentes índices de inflação tem obtido resultados acima do que eles têm gerado de caixa no período. Isso ocorre por conta da forma da atualização monetária presente nessas operações. Tal prática pode apresentar descasamento no desembolso, devido a inadimplência e pré pagamentos e troca de indexadores levando prejuízos ao fundo.

Baixe agora o seu ebook
Abra sua conta agora
Cadastre-se em nossa Newsletter Semanal

Posts relacionados

Previdência Privada, DI, CDI, Tributação, Fundos de Investimentos, PGBL, VGBL, Plano Gerador de Benefício Livre, Vida Gerador de Benefício Livre, Regressiva e Progressiva, IR
Invista com a melhor escolha para os seus investimentos.