Abra ou transfira sua conta. Comece preenchendo os dados a seguir.
Leva poucos minutos.

    Blog

    4 Dicas para montar sua carteira de ações para o longo prazo

    O investimento em ações é uma das alternativas mais conhecidas da renda variável. Por meio dos papéis negociados na bolsa de valores, você pode ser sócio de empresas. Para aproveitar melhor a oportunidade, pode ser interessante saber como montar uma carteira de ações para longo prazo.

    Essa é uma abordagem que pode ajudá-lo a mitigar os riscos e a acumular resultados, considerando a volatilidade da bolsa. Assim, montar uma carteira exige tomar decisões de maneira informada, em busca das melhores estratégias.

    Por que montar uma carteira de ações para o longo prazo?

    Antes mesmo de entender como criar seu portfólio de ações é essencial compreender a importância de fazê-lo com foco no longo prazo. Um dos motivos envolve a maturação do investimento. Afinal, os resultados de boas práticas nas empresas levam tempo para maturar e aparecer.

    Com isso, investir em boas companhias não é um plano de curto prazo. A partir de um período maior, as empresas nas quais você aporta podem se desenvolver e consolidar suas estratégias. Então, mesmo que os negócios passem por instabilidades no curto prazo, podem apresentar tendência de alta.

    Desse modo, o investimento em longo prazo também ajuda a diluir os riscos. Perdas pontuais se tornam menos relevantes se o tempo de investimento for maior. Afinal, dependendo das decisões da gestão ao longo do tempo, é possível recuperar perdas e voltar a crescer.

    Em uma estratégia de prazo mais elástico, você também pode se beneficiar do recebimento de proventos. Muitas empresas distribuem dividendos frequentes — trazendo uma renda passiva que pode ser reinvestida e ajudar na construção do seu patrimônio.

    A seguir, você acompanhará 4 dicas para criar sua carteira de ações voltada para o longo prazo. Confira!

    4 Dicas para montar uma carteira de ações com foco no longo prazo

    Agora que você entende a importância de investir em ações para o longo prazo, vale a pena saber como compor seu portfólio. Quanto maior for o seu preparo para essa tomada de decisão, maiores serão as chances de fazer as escolhas certas.

    Por isso, confira 4 dicas que podem ajudá-lo a investir em ações com foco no longo prazo!

    1. Defina seu perfil e seus objetivos

    O primeiro passo não envolve exatamente as operações na bolsa de valores, mas sim a sua estratégia de investimento. Para saber quais riscos cabem na sua carteira, comece identificando seu perfil de investidor.

    Por envolver os riscos da renda variável, o investimento em ações costuma ser mais recomendado para investidores moderados e arrojados. Além disso, em cada perfil existem diferentes níveis de tolerância ao risco — e você deve considerar o quanto está disposto a se expor.

    Além do perfil, é necessário estabelecer claramente seus objetivos. Se a sua intenção for compor renda passiva, por exemplo, é comum manter o foco em empresas que sejam boas pagadoras de dividendos.

    Já se o objetivo for rentabilizar o patrimônio a partir da valorização das ações, correndo mais riscos, pode ser interessante focar em empresas menores e em crescimento. Por isso, a definição das metas ajuda a saber qual caminho seguir.

    2. Faça uma análise fundamentalista

    Após definir seus interesses e suas características, é hora de saber como escolher as ações para o longo prazo. Esse processo envolve lidar com a análise fundamentalista. Ela consiste em uma avaliação dos fundamentos da empresa, relacionados à saúde financeira e às perspectivas do empreendimento.

    Por meio de indicadores fundamentalistas, você obterá informações como o preço justo da ação, o endividamento do negócio, o retorno na forma de dividendos e outros aspectos. Assim, é possível comparar ativos para escolher o que pode ser mais interessante para a sua carteira.

    Ao colocar a análise fundamentalista em prática, é válido considerar diferentes indicadores. Ademais, procure comparar sempre empresas de um mesmo setor. Desse modo, é possível evitar distorções na análise, permitindo que você tenha uma visão completa de cada oportunidade.

    3. Diversifique o portfólio

    Criar uma carteira de ações para o longo prazo já ajuda a diluir riscos da renda variável. Contudo, também é essencial focar na diversificação do portfólio para essa finalidade. Isso significa investir em mais de uma empresa e em companhias de segmentos e portes diferentes.

    Essa é uma forma de equilibrar seu portfólio, diminuir os riscos e aumentar o potencial de ganhos. Isso porque as ações se comportarão de formas diferentes. Assim, em um movimento de baixa de algumas empresas, outras podem se valorizar e trazer equilíbrio à sua carteira.

    4. Considere recorrer a carteiras recomendadas

    Como você viu, pode não ser tão simples selecionar as empresas nas quais investir. Afinal, para isso, você deverá fazer análises de diversas companhias. O processo exige que você estude os indicadores e acompanhe notícias e informações do mercado para tomar decisões mais embasadas.

    Além disso, decisões da própria companhia, do Governo ou mesmo cenários de crise podem exigir o rebalanceamento do seu portfólio — a fim de adequá-lo a eventuais mudanças que alterem os fundamentos das empresas da sua carteira.

    Assim, caso você não disponha de tanto tempo, ou queira mais praticidade para investir, é possível recorrer às carteiras recomendadas de ações.

    Elas são portfólios criados por profissionais analistas do mercado financeiro, com certificação e amplo conhecimento na área. Com isso, você tem indicações para investir em um portfólio completo, incluindo as proporções de alocação.

    A carteira recomendada costuma ser atualizada periodicamente, como a cada mês. Ela também é acompanhada por um relatório que justifica as escolhas, então você pode entender melhor a conjuntura do mercado e a tomada de decisão que a envolve.

    Como uma assessoria de investimentos pode ajudá-lo nessa jornada?

    Até aqui, você conferiu 4 dicas importantes para direcionar sua estratégia de investimento de longo prazo em ações. Porém, é possível se preparar de forma mais completa ao contar com ajuda profissional de assessores de investimento.

    Ao recorrer a uma assessoria de investimentos, você tem o apoio de profissionais certificados no mercado financeiro para tirar suas dúvidas e fornecer o suporte necessário para sua jornada no mercado de investimentos. Com isso, fica mais fácil entender melhor o mercado de ações e as oportunidades existentes.

    O assessor não pode indicar investimentos. Contudo, ele é capaz de explicar a você diversos aspectos do mercado, apresentar carteiras recomendadas por analistas e esclarecer suas perguntas. Desse modo, você terá acesso a conhecimento qualificado para tomar decisões mais embasadas e alinhadas à sua estratégia.

    Ainda, o assessor pode ajudá-lo a acompanhar as movimentações e notícias do mercado. Então você conta com informação relevante, confiável e atualizada. Como consequência, é possível otimizar seu processo de escolha no mercado acionário e aprender cada vez mais.

    Com essas 4 dicas, agora você sabe como montar uma carteira de ações para o longo prazo. E, como você viu, vale a pena ter o apoio de uma assessoria para encontrar mais conhecimentos e embasar sua tomada de decisão para a composição do seu portfólio.

    Quer contar com auxílio profissional ao longo de sua jornada no mercado financeiro? Entre em contato conosco da Manchester Investimentos e fale com um de nossos assessores!

    Tags: investir em açõesinvestimento de longo prazobolsa de valoresestratégia de investimentotomada de decisãoRenda variávelações para investir a longo prazojuros compostoscomo escolher açõescarteiras recomendadas de ações;

    Cadastre-se e receba mais conteúdos

      Obrigado pela visita em nosso site!

      Deixe suas informações nos campos abaixo para conhecer melhor o nosso trabalho de assessoria profissional, e receba um guia de investimentos gratuitamente.

      fechar popup

        Já sou cliente Manchester