Alta do dólar e os riscos envolvidos
Você deve estar acompanhando a alta do dólar nas últimas semanas e se perguntando “O que eu posso fazer pra mitigar riscos diante dessas adversidades do mercado?”
Hoje vamos te mostrar como ter tranquilidade nesses momentos de volatilidade com uma ferramenta chamada “Câmbio Futuro”.
Tenha previsibilidade das suas transações cambiais com o câmbio futuro
Em períodos de alta do dólar, o risco de perdas financeiras devido à desvalorização da moeda local aumenta; custos e receitas de empresas que importam e exportam também.
E é aí que a ferramenta de câmbio futuro pode te ajudar:
– Ela irá te ajudar a ter previsibilidade em suas transações e fluxo de caixa, ao estabelecer preços das suas operações.
Isso te garante tranquilidade com a flutuação das moedas.
Modalidades de trava do Câmbio Futuro
Aqui na Manchester nós trabalhamos com duas modalidades de Trava. A com caixa e sem caixa:
Trava com caixa: A trava com caixa você fecha a operação, deposita os reais no D0 e a moeda estrangeira será enviada apenas na data de vencimento.
A vantagem dessa operação é o Spot ser corrigido a favor do cliente, podendo a taxa travada dependendo do fluxo, ficar abaixo do próprio spot. E, outra vantagem, é não haver necessidade de análise de crédito.
Trava sem caixa: A trava sem caixa, você fecha a operação, e os reais e os dólares serão liquidados apenas no vencimento da operação.
Para essa modalidade, o spot é corrigido de acordo com a curva de juros do período contratado e para possibilidade de garantia clean, será necessária uma análise de crédito.
A vantagem dessa operação é a previsibilidade do seu fluxo de caixa, você saberá exatamente o valor que precisará desembolsar naquele determinado vencimento.
Se você tem curiosidade em conhecer e entender um pouco mais sobre esse produto, entre em contato com a nossa equipe.
Nós temos especialistas qualificados para esclarecer suas dúvidas e ajudá-lo a escolher a modalidade que mais se adequada a sua demanda.