fbpx

Dolarização do patrimônio: explore novas fronteiras

Dolarize seu patrimônio

Você já parou para pensar sobre onde estão concentrados os seus investimentos?

Com a dolarização do patrimônio, você garante diversidade na sua carteira de investimentos!

Muitos de nós, seja no Brasil, Japão ou Estados Unidos, caímos na armadilha de investir apenas dentro das fronteiras de nosso próprio país. Isso é conhecido como “home bias” – e sim, é mais comum do que você imagina!

O que é "Home Bias"

“Home bias” é um termo usado para descrever a tendência dos investidores de preferir ativos financeiros do seu próprio país em detrimento de investimentos em mercados estrangeiros.

Essa predisposição pode levar a uma concentração desproporcional de investimentos em ativos domésticos, resultando em uma diversificação insuficiente do seu portfólio.

Existem várias razões potenciais para o home bias, incluindo:

  1. Familiaridade e Conforto: Investidores podem sentir-se mais confortáveis investindo em empresas e setores com os quais estão familiarizados e que operam dentro da mesma jurisdição legal e econômica.
  2. Custos de Transação: Investir em mercados estrangeiros pode envolver custos de transação mais altos, como taxas mais elevadas, impostos sobre ganhos de capital em outros países, e custos de conversão de moeda.
  3. Barreiras à Informação: Dificuldades em obter ou interpretar informações sobre empresas e mercados estrangeiros podem desencorajar investimentos fora do país de origem do investidor.
  4. Riscos Políticos e Cambiais: Percepções de maior risco político e volatilidade cambial em mercados estrangeiros podem fazer com que os investidores prefiram manter seus recursos em ativos mais “seguros” dentro do seu próprio país.
dolarização do patrimônio

Investidores de todas as nacionalidades deveriam considerar a diversificação de seus investimentos no exterior.

É aquela famosa frase que ouvimos no mercado: não coloque todos os ovos na mesma cesta!

A importância da dolarização do patrimônio

Considerar mercados além do seu país pode não apenas abrir portas para oportunidades únicas mas também proteger seu patrimônio contra oscilações locais.

Se a economia local enfrenta um revés, não deixe seus investimentos afundarem junto!

Recomendamos aos brasileiros diversificarem pelo menos 10% do patrimônio em investimentos expostos ao dólar. Pode ser um pouco mais ou um pouco menos a depender do seu perfil de risco.

Diversifique a sua carteira no exterior

Embora o home bias possa proporcionar um certo nível de conforto para os investidores, também pode limitar as oportunidades de diversificação de portfólio e potencialmente reduzir os retornos ajustados ao risco, já que mercados globais oferecem uma ampla gama de oportunidades de investimento que podem ajudar a espalhar o risco.

Saiba que aqui na Manchester você conta com uma assessoria personalizada que vai te orientar para investir, diversificar e proteger seu patrimônio no exterior. Entre em contato conosco agora mesmo!

Baixe agora o seu ebook
Abra sua conta agora
Cadastre-se em nossa Newsletter Semanal

Posts relacionados

Invista com a melhor escolha para os seus investimentos.