fbpx

Eleições presidenciais e investimentos: o que esperar?

Banner_Blog_eleicoes_SET22

Se você já investe há algum tempo, sabe que eleição presidencial é sinônimo de volatilidade no mercado financeiro. Isso porque a ideia de não saber se os seus investimentos de hoje seguirão alinhados com o novo cenário macroeconômico preocupa até os players mais arrojados. vans sandals australia batterie flachpol adapter nike survetement rochie plaja tricotata cu gauri bej fsu jersey jordan retro 3 cochecitos jane fsu jersey grzebień do otwierania zamków selected frakke brun claudie pierlot outlet adidas nmd girls ecco herrenschuhe braun adidas solar boost sizing nike survetement

Por isso, quando olhamos exclusivamente para a relação eleições x mercado, o que se vê entre os economistas é a perspectiva de que não haverá grandes mudanças após as eleições com o próximo presidente do país. E de onde vem essa sensação? Acompanhe o texto para descobrir! 

 

 

Acho que a gente já se conhece… 

Pelo que se tem visto nas pesquisas, independentemente do vencedor da corrida eleitoral, vamos ter um ocupante com experiência no cargo: Jair Bolsonaro (PL), atual presidente, ou Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ex-presidente por dois mandatos. 

E o reflexo disso pode ser visto na prática: a poucos dias do primeiro turno das eleições, a Bolsa de Valores está relativamente calma, sem grandes sobressaltos. Se em 2014 ou 2018 qualquer declaração era motivo para volatilidade, este ano o índice segue pouco alterado pelas campanhas eleitorais.  

 

 

Se quiser respostas, olhe para o plano econômico  

A justificativa para a aparente neutralidade dos economistas sobre as eleições foi bem exemplificada por uma pesquisa da XP, que identificou as questões mais relevantes para a tomada de decisão dos eleitores.  

Segundo os dados, perto de metade dos entrevistados aponta que problemas de cunho econômico como poder de compra, desemprego e inflação devem ser os primeiros a serem enfrentados pelo próximo presidente.  

Ao analisar os perfis e propostas dos candidatos, os analistas não enxergam grandes diferenças no programa econômico para os próximos quatro anos.  

A mesma linha de pensamento é compartilhada quando o foco é no capital estrangeiro. Segundo os especialistas, investidores de fora do país estão alheios à corrida presencial por acreditarem que seus investimentos não serão afetados pelo resultado das eleições, seja qual for o resultado. 

 

 

E quais são as preocupações existentes 

Uma vez que seja definido o novo presidente do Brasil, em qualquer um dos cenários, a preocupação do mercado estará concentrada nos desafios fiscais para os próximos anos.  

Um ponto específico de atenção é para promessas compartilhadas por ambos os candidatos e que pressionam as contas públicas: um auxílio mensal de R$600 e a correção na tabela do imposto de renda.  

Para que isso seja possível, será preciso reformular o atual teto de gastos e criar âncoras fiscais que garantam aos investidores, nacionais e estrangeiros, a confiança para continuarem depositando seu dinheiro no país.  

Além disso, o mercado também seguirá atento à escolha da equipe que comandará o Ministério da Economia e as demais pastas que influenciam nos mais diversos setores de investimentos.  

 

 

Como investir em ano eleitoral? 

Para aproveitar as melhores oportunidades e investir através das estratégias eficazes, mesmo em contextos de volatilidade, é imprescindível contar com uma assessoria especializada.  

A Manchester está aqui há mais de 55 anos, 27 antes do uso da moeda brasileira atual, e já passou por todos os tipos de cenário econômico e político. Além disso, contamos com uma equipe sênior e de alto nível técnico, que nos posicionou como um dos maiores, mais qualificados e premiados escritórios de investimento do país.  

Invista com quem sabe. Converse hoje mesmo com a nossa assessoria personalizada e gratuita.   

Dê um play nas melhores opções de investimentos.  

 

 

Clique aqui e converse com a gente pelo WhatsApp

Baixe agora o seu ebook
Previous
Next
Abra sua conta agora
Cadastre-se e receba mais conteúdos

Posts relacionados

Previdência Privada, DI, CDI, Tributação, Fundos de Investimentos, PGBL, VGBL, Plano Gerador de Benefício Livre, Vida Gerador de Benefício Livre, Regressiva e Progressiva, IR
Invista com a melhor escolha para os seus investimentos.