fbpx

IPCA-15 tem alta em outubro após dois meses de deflação. Saiba mais!

Banner_Blog_IPCA15_OUT22

Diferentemente dos últimos dois meses, o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15) sofreu inflação em outubro, atingindo 0,16%. Com isso, a taxa acumula alta de 4,80% nos últimos 12 meses, acima do teto da meta definida pelo governo em 2022.  

Dos nove grupos pesquisados, seis estão em alta, são eles: Alimentação e bebidas (0,21%); Despesas pessoais (0,57%); Educação (0,19%); Habitação (0,28%); Saúde e cuidados pessoais (0,80%); e Vestuário (1,43%). 

Agora que você já sabe os índices que subiram, vamos explicar como isso impacta no seu bolso e nos investimentos. Confira a seguir! 

 

 

O que vai pesar mais no bolso da população brasileira? 

Neste mês, podemos destacar duas áreas que impactaram significativamente a inflação: as passagens aéreasminifalda vaquera el corte ingles casquette femme von dutch bauchtasche eastpak fsu jersey florida state jersey marc jacobs handtassen outlet ua old skool pouf porta scarpe balenciaga sinners hoodie cazadora estilo motero hombre best jordans une sneaker pouf porta scarpe eiszapfen lichterkette 3m une sneaker (+28,17%) e os planos de saúde (+1,44%). Os dois estão mais caros e, consequentemente, pesam mais para os brasileiros.  

Aqueles que estavam planejando fazer viagens de avião no final do ano, mas querem economizar, devem repensar o destino e preferir locais mais próximos, principalmente com a redução no valor dos combustíveis em outubro, o que gerou novamente deflação no grupo Transportes.  

A alta em destaque neste mês é no grupo Vestuário, impactada pelo aumento nos preços de calçados e acessórios, roupas infantis e das joias e bijuterias. Vale ficar de olho e acompanhar, já que o Natal está cada vez mais próximo e os gastos com presentes também.  

No mês passado, a deflação de 0,47% no grupo Alimentos e Bebidas era animadora para a população, mas os preços voltaram a subir, fechando outubro em 0,21%. Essa alta foi causada pelo aumento nos valores: da batata-inglesa (20,11%); das frutas (4,61%) e da cebola (5,86%). No entanto, alguns preços seguem em queda, como: leite longa vida (-9,91%) e óleo de soja (-3,71%).  

 

 

Três grupos em queda 

Ainda que a maioria dos grupos do IPCA-15 esteja em alta, três deles estão em queda, como:  

Transportes: os preços dos combustíveis caíram, especialmente o do etanol. Com isso, houve uma deflação de 0,64%. 

Comunicação: impactado pela queda nos valores de plano de internet (1,69%), telefone móvel (1,35%) e de aparelho celular (0,87%). Boa notícia para quem quer trocá-los! 

Artigos de Residência: com a menor redução entre os três, este grupo teve deflação de 0,35%.  

 

 

Como isso impacta os investimentos?  

A Manchester Investimentos conta com uma assessoria especializada e preparada para ajudá-lo, independente do cenário. Com inúmeros produtos do Brasil e do mundo, garantimos uma diversificação na sua carteira, além de gestão personalizada do seu patrimônio.  

Conte com a gente para traçarmos as melhores estratégias para a sua carteira!

 

 

Clique aqui e converse com a gente pelo WhatsApp

Baixe agora o seu ebook
Previous
Next
Abra sua conta agora
Cadastre-se e receba mais conteúdos

Posts relacionados

Previdência Privada, DI, CDI, Tributação, Fundos de Investimentos, PGBL, VGBL, Plano Gerador de Benefício Livre, Vida Gerador de Benefício Livre, Regressiva e Progressiva, IR
Invista com a melhor escolha para os seus investimentos.