Abra ou transfira sua conta. Comece preenchendo os dados a seguir.
Leva poucos minutos.

Blog

Por que é importante usar análise gráfica ao especular com ações?

A especulação na bolsa de valores é uma das diversas estratégias que podem ser aproveitadas para lucrar nesse mercado. Caso o objetivo seja especular com ações, por exemplo, é especialmente importante utilizar a análise gráfica.

Por meio dessa metodologia, é possível chegar a conclusões que influenciam a tomada de decisão nas operações. Para tanto, é preciso usar as ferramentas certas — desde os gráficos adequados até os indicadores relevantes.

Quer aprender mais sobre a análise gráfica de ações e seu papel na especulação? Continue a leitura e veja para que ela serve!

O que é análise gráfica?

A análise gráfica ou técnica é uma metodologia de avaliação de ativos e derivativos que utiliza seus dados históricos e gráficos. Seu objetivo é prever os comportamentos do mercado em determinado período a partir dos preços e do volume de negociação.

Ela é chamada de análise gráfica porque se baseia em informações que são obtidas graficamente. Além disso, utilizam-se os chamados padrões gráficos, que podem indicar o provável comportamento dos preços.

Qual a importância da análise gráfica na especulação?

Por suas características, a análise técnica do mercado financeiro é amplamente empregada na especulação. Isso acontece porque o objetivo de um especulador é lucrar com a compra e venda de ativos ou derivativos em um curto período.

No day trade, por exemplo, as operações são abertas e fechadas no mesmo pregão. No swing trade, o prazo é de dias a poucas semanas. Como consequência, a movimentação dos preços e do volume de negociação tende a apresentar influência na tomada de decisão.

Assim, a análise técnica serve para fornecer uma espécie de diagnóstico do mercado e ajuda a tentar prever os movimentos. Com base nas ferramentas de avaliação, é possível identificar uma tendência de queda, de alta ou de movimentação lateral, por exemplo.

A análise de volume também é importante porque ajuda a determinar a força da tendência. Quanto maior for o volume de negociação, mais forte ela é. Com uso dos preços e do volume, a análise auxilia o trader a decidir o momento certo de comprar ou vender ativos ou derivativos.

Porém, a análise técnica não é infalível e depende da interpretação de cada um. Portanto, os mesmos dados e gráficos podem levar a conclusões distintas. E, claro, há sempre riscos do mercado se comportar de forma diferente do previsto.

Quais as diferenças entre análise técnica e fundamentalista?

Embora seja relevante, a análise técnica não é a única adotada para operar com ações. Também existe a análise fundamentalista — uma metodologia que busca conhecer os fundamentos de um negócio.

O objetivo dela é compreender a saúde financeira do empreendimento e sua capacidade de valorizar as ações ao longo do tempo. Na prática, as principais diferenças entre análise técnica e fundamentalista são o prazo, os objetivos e as informações avaliadas.

A análise fundamentalista, ao contrário da técnica, não se baseia no preço das ações e no volume de negociação. Ela considera questões mais estruturais da empresa, como o nível de endividamento, de retorno e de lucratividade do negócio.

Por isso, é focada no longo prazo e mais utilizada para o investimento — em vez de ser aplicada na especulação. Portanto, especuladores e investidores devem adotar o método correspondente aos seus objetivos, já que cada um fornece informações diferentes.

Como usar a análise gráfica?

Caso você deseje realizar a análise técnica, será preciso selecionar as ferramentas certas para interpretar os dados. Veja quais são os elementos principais!

Tipo de gráfico

Existem diversos tipos de gráfico. O gráfico de linha, por exemplo, pode ser útil para deixar mais evidentes os movimentos de alta e baixa. Já o candlestick traz mais dados, como volume, preços de abertura e de fechamento e preços máximo e mínimo.

Indicadores técnicos

Os indicadores técnicos incluem o suporte e a resistência, as Bandas de Bollinger e outros recursos que ajudam a aprofundar a avaliação. Com o uso deles, é possível confirmar ou identificar uma tendência.

Padrões gráficos

Os padrões gráficos são elementos visuais que se formam pelo comportamento em tendências do mercado. Entre eles, estão o martelo, as bandeiras, os topos duplos, e muitos outros.

Como dar o primeiro passo e realizar análise gráfica?

Para executar a análise gráfica, o primeiro passo é aumentar sua compreensão sobre a metodologia. Antes de especular com ações, por exemplo, é preciso conhecer bem o segmento acionário, seu funcionamento e os principais papéis.

Também é necessário compreender como a análise técnica é feita e quais informações ela oferece. A maioria das plataformas para traders apresentam recursos que economizam tempo, como o cálculo de volume ou a amplitude de movimento. Porém, deve-se saber interpretar as informações.

A queda de preço de uma ação, por exemplo, pode antecipar uma alta ou significar a continuidade de um movimento de queda. Para que seja possível lucrar, será preciso adotar posturas diferentes em cada um dos casos.

Para se preparar melhor, pode ser interessante realizar simulações e também acompanhar os conhecimentos e a experiência de outros traders de ações. Assim, há como aprofundar sua organização para operar no mercado.

Quanto maiores forem seus conhecimentos, melhor tende a ser a interpretação dos dados. Com isso, é possível tomar decisões mais alinhadas e que aproveitem melhor o comportamento do mercado. ​

Como uma assessoria de investimentos pode ajudar?

Considerando que se aprofundar na análise gráfica é essencial para ser bem-sucedido, vale a pena buscar o apoio de uma assessoria de investimentos. Por meio desse serviço, você poderá ter acesso a informações importantes e que podem auxiliar na sua estratégia de especulação na bolsa de valores.

Os assessores de investimento poderão ajudá-lo, por exemplo, a ter acesso às avaliações de analistas certificados e carteiras recomendadas homologadas pela corretora de valores. Assim, pode ser mais fácil combinar as informações às suas análises para tomar as melhores decisões no mercado.

Nesse artigo você aprendeu que a análise gráfica é essencial ao especular com ações — e com outros ativos e derivativos. Graças a ela, é possível acompanhar o comportamento do mercado e buscar previsões quanto às movimentações de preços. Quer contar com apoio qualificado? Fale conosco da Manchester Investimentos e veja como podemos ajudá-lo com suas operações!

Tags: bolsa de valorespadroes gráficoscomprar ou venderswing tradeanálise técnicamomento certoday tradegráficos de açõesanálise técnica das tendências das açõesanálise técnica do mercado financeiroindicadores técnicosoperar na bolsaespeculação na bolsa de valores;

Cadastre-se e receba mais conteúdos

Obrigado pela visita em nosso site!

Deixe suas informações nos campos abaixo para conhecer melhor o nosso trabalho de assessoria profissional, e receba um guia de investimentos gratuitamente.

fechar popup