Abra ou transfira sua conta. Comece preenchendo os dados a seguir.
Leva poucos minutos.

    Blog

    Como investir com foco no planejamento da aposentadoria? Veja 3 dicas!

    O planejamento financeiro é um passo fundamental para quem planeja investir para a aposentadoria. Afinal, mesmo que suas contribuições para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sejam elevadas, seu benefício pode ter valor menor do que o seu custo de vida atual.

    Nesse sentido, investir com foco no longo prazo é uma forma de garantir melhoria na sua renda para manter o padrão de vida ao se aposentar. Por isso, é essencial começar a se planejar desde já com o intuito de viver um futuro mais tranquilo.

    Pensando nisso, este artigo apresentará 3 dicas para você investir com foco no planejamento da aposentadoria. Continue a leitura e confira!

    Importância de pensar na aposentadoria o quanto antes

    Quem deseja ter um futuro financeiro equilibrado e pretende envelhecer com segurança precisa planejar a aposentadoria. Assim, você não dependerá apenas do sistema público para cobrir as despesas na terceira idade — que costumam ser maiores que as atuais.

    Afinal, ainda que você possa contar com a Previdência Social ou outro modelo de plano de aposentadoria, há chances de se beneficiar de um complemento no valor. Portanto, se você pretende ter uma rotina mais tranquila no futuro e garantir mais estabilidade financeira para sua família, é essencial pensar na aposentadoria o quanto antes.

    Na prática, isso permite aproveitar o efeito do tempo e dos aportes frequentes sobre os investimentos. Dessa forma, é possível potencializar seu retorno para aumentar o patrimônio e melhorar a sua renda futura.

    Logo, uma das questões que devem ser consideradas no seu planejamento pessoal é o quanto de renda deseja ter ao se aposentar. Pense também com qual idade você pretende alcançar essa meta — o que pode ajudar a identificar o melhor investimento para aposentadoria.

    3 Dicas para investir com foco na aposentadoria

    Após saber a importância de planejar a aposentadoria o quanto antes, é hora de conhecer como investir com foco nesse objetivo. Confira as 3 principais dicas a seguir:

    1.      Tenha um bom controle financeiro

    O primeiro passo para investir para a aposentadoria é organizar suas finanças. Tenha em mente que você deverá direcionar parte dos seus recursos ganhos mensalmente para os aportes nos investimentos. Portanto, é fundamental conhecer a sua realidade financeira.

    Para isso, anote todas as suas receitas e despesas mensais. Assim, você pode definir um controle financeiro visando gastar menos do que ganha. Uma dica para ajudar nessa organização é estabelecer um teto de gastos para cada categoria.

    Ademais, se você tiver dívidas, é importante quitá-las. Também é necessário evitar novos débitos e compras por impulso. Com o tempo, você se adaptará ao novo orçamento para investir com frequência e se programar para a aposentadoria.

    2.      Identifique o seu perfil de investidor

    Com um melhor controle das suas contas, é hora de pensar efetivamente em investir para se aposentar. Contudo, antes de iniciar os aportes, um passo fundamental é conhecer seu perfil de investidor — que pode ser conservador, moderado ou arrojado.

    Se você é um investidor conservador, por exemplo, deverá priorizar a segurança ao investir. Logo, é provável que você fique mais confortável com as alternativas de renda fixa. Afinal, elas apresentam uma previsibilidade maior de ganhos.

    Se o seu perfil é moderado, poderá buscar melhores oportunidades de rentabilidade no mercado. Nesse caso, vale mesclar alternativas de renda fixa e de renda variável na carteira de investimentos, por exemplo.

    Mas se você se encaixar no perfil de investidor arrojado, que tem uma maior tolerância aos riscos, provavelmente optará por investir majoritariamente em renda variável. Aqui, é possível buscar um potencial de rendimentos maior.

    3.      Conheça as alternativas de investimento

    Ao definir o seu perfil de investidor, ficará mais fácil escolher quais investimentos fazem sentido para a sua carteira. Dessa forma, o próximo passo é conhecer as possibilidades que o mercado oferece para quem planeja se aposentar.

    Confira algumas alternativas:

    Previdência Privada

    Os planos de Previdência Privada são um dos investimentos mais conhecidos para a aposentadoria. De forma geral, eles funcionam a partir de aportes durante o período de acumulação de capital. Depois, há a fase de usufruto.

    Existem diversas alternativas de fundos de Previdência Privada disponíveis para investidores. Portanto, no momento de pesquisar e analisar as opções, considere fatores como perfil de risco, taxas, regras de aporte e resgate etc.

    Mesmo quem já tem um plano de Previdência Privada pode se beneficiar de fazer outros investimentos. Dessa forma, você diversifica sua carteira e otimiza os resultados.

    Tesouro IPCA

    Os títulos públicos também podem ser alternativas interessantes para quem quer investir com foco na aposentadoria. No caso do Tesouro IPCA, uma das vantagens é a rentabilidade sempre acima da inflação.

    Como a aposentadoria é um objetivo de longo prazo, o título evita que seu dinheiro perca poder de compra ao longo dos anos. O motivo é a taxa de juros híbrida. Afinal, o Tesouro IPCA rende o percentual de inflação mais uma taxa prefixada.

    Além disso, existem títulos com diferentes prazos de vencimento e com ou sem o pagamento de juros semestrais. Com diferentes alternativas disponíveis, é possível escolher aquela que mais faz sentido para a sua carteira de investimentos.

    Ações

    Montar uma carteira de ações com foco no longo prazo também pode ser interessante para quem quer se aposentar. Nesse caso, você tem a oportunidade lucrar com a valorização dos papéis ao longo do tempo ou com o recebimento de proventos — em especial, os dividendos.

    Isso porque quem adquire e mantém ações se torna acionista das empresas, então participa dos eventuais lucros da companhia. Portanto, é importante analisar os ativos para escolher negócios sólidos e com boas perspectivas para o longo prazo.

    Fundos de investimento

    Os fundos de investimento também podem representar alternativas interessantes para quem busca onde investir para a aposentadoria. Trata-se de uma modalidade de investimento coletivo, cujo patrimônio é administrado por um gestor profissional — que toma as decisões de alocação de acordo com a estratégia definida.

    Eles podem ser de diversos tipos e ter características variadas, especialmente em relação ao perfil de risco e às estratégias adotadas. Por exemplo, existem fundos focados em renda fixa, que podem interessar a investidores conservadores.

    Também há fundos de renda variável com perfis moderados ou arrojados, disponíveis para aqueles que têm maior abertura ao risco. Dessa forma, você pode avaliar as diferentes oportunidades para encontrar aquela que mais se alinha aos seus planos de aposentadoria.

    Com essas 3 dicas, você poderá iniciar o planejamento da aposentadoria e começar a investir para realizar seus objetivos. Assim, é possível aproveitar os benefícios dos investimentos de longo prazo, construir patrimônio e usufruir dele em seguida.

    Gostou das dicas? Então aproveite para descobrir quanto você precisa acumular para se aposentar!

    Tags: investir em açõesinvestimento de longo prazoplanejamento financeirocontrole financeirorecursos financeirostesouro IPCAinvestimento para aposentadoriafuturo financeiroqualidade de vidacomo investir para aposentadoriaplanejamento sucessórioinvestimento alternativoinvestir no longo prazorenda passiva;

    Cadastre-se e receba mais conteúdos

      Obrigado pela visita em nosso site!

      Deixe suas informações nos campos abaixo para conhecer melhor o nosso trabalho de assessoria profissional, e receba um guia de investimentos gratuitamente.

      fechar popup

        Já sou cliente Manchester