Abra ou transfira sua conta. Comece preenchendo os dados a seguir.
Leva poucos minutos.

    Blog

    Inovações e profissões do futuro: quais as oportunidades do mercado?

    Historicamente, o mercado de trabalho é influenciado por evoluções tecnológicas e questões culturais. Com o aumento no número de investidores pessoa física na bolsa de valores brasileira (B3), por exemplo, é inviável falar sobre profissões do futuro sem pensar no mercado financeiro.

    Além disso, a tecnologia está cada vez mais presente na rotina das pessoas — e no campo dos investimentos não é diferente. Portanto, as transformações do mercado resultam em oportunidades tanto para profissionais de diversos setores quanto para investidores.

    Neste artigo, você entenderá como as mudanças do mercado impulsionam as novas profissões do futuro e geram oportunidades para quem deseja aproveitar esse contexto para ampliar seus investimentos.

    Vamos lá?

    Contexto de transformações do mercado

    Os países ao redor do mundo passam constantemente por revoluções na indústria, que geram impactos diretos nos meios de produção. Por exemplo, com a democratização do acesso à rede mundial de computadores, a chamada Quarta Revolução Industrial chegou mais rápido que as anteriores.

    Afinal, o aprimoramento da automação e a tecnologia da informação (TI) resultaram em um conceito de colaboração entre humanos e máquinas. No geral, essa dinâmica se materializou a partir dos algoritmos e da inteligência artificial, bem como por outras ferramentas e metodologias modernas.

    Além disso, o efeito da pandemia de covid-19 interferiu no futuro das relações de trabalho. Com o surgimento da crise sanitária, em 2020, autoridades impuseram restrições à circulação de pessoas e aceleraram a adoção de mudanças nas empresas.

    Nesse contexto, o ambiente digital e seus mecanismos ganharam força e impactaram a forma de trabalhar. Assim, o cenário contribuiu para a flexibilização de jornada, ascensão do home office e maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Como consequência, diversas oportunidades profissionais ascenderam.

    Profissões do futuro no mercado financeiro

    Como você viu, a pandemia e o desenvolvimento tecnológico levaram a diversas mudanças no mercado de trabalho. Além disso, o Brasil passou por transformações culturais importantes nos últimos anos — que impactaram, por exemplo, a forma como as pessoas veem o mercado financeiro.

    Em janeiro de 2022, por exemplo, a bolsa brasileira registrou 5 milhões de contas de investidores pessoas físicas expostos em renda variável. O número de pessoas que investem em renda fixa também avançou, chegando aos 10 milhões em dezembro de 2021.

    Vale ressaltar que não foi apenas a quantidade de investidores que cresceu. Afinal, também houve uma expansão dos ativos e produtos financeiros disponíveis no mercado nacional. O número de ofertas públicas iniciais (IPO), por exemplo, bateu recorde em 2021, com mais de 40 empresas abrindo capital na B3.

    Esse aquecimento elevou a demanda por profissionais do mercado financeiro. E a busca entre as empresas que atuam no setor é por profissionais cada vez mais capacitados — interessados em desenvolver um trabalho qualificado e agregar valor ao dia a dia dos seus clientes.

    Ademais, em um cenário no qual as informações estão cada vez mais acessíveis para todos, é esperado uma mudança na forma como esses profissionais atuam. A tendência é que as profissões do futuro no mercado de investimentos se tornem mais estratégica e menos operacional.

    Assim, é possível atender à demanda crescente do setor e usufruir das oportunidades que o futuro tem a oferecer.

    Possibilidades para profissionais nesse ambiente

    Agora que você conhece os números do mercado financeiro e entende mais sobre as mudanças que esse setor tem experimentado nos últimos anos, é importante conhecer quais oportunidades ele apresenta para os profissionais.

    Confira a seguir algumas profissões que tendem a ser mais requisitadas nesse segmento, e que podem se destacar cada vez mais no futuro!

    Assessor de investimentos

    O assessor de investimentos é um profissional certificado, apto a ajudar os investidores a tomar decisões mais fundamentadas e alinhadas às suas necessidades pessoais. Para isso, o assessor costuma acompanhar a jornada do investidor de diversas formas.

    Entre as atribuições do profissional estão:

    Esclarecer dúvidas;

    Apresentar produtos e ativos financeiros;

    Orientar sobre a realização de investimentos.

    Contudo, ele não tem poder de decisão de alocação — o que significa que cabe a você escolher os investimentos que farão parte da sua carteira. Nesse sentido, o assessor também não faz recomendações e nem indica produtos, veículos ou ativos.

    Logo, o trabalho do assessor de investimentos tem caráter educativo e de suporte, mas sem exercer influência sobre as escolhas do investidor. Ademais, o profissional pode direcionar as ordens solicitadas pelo investidor — viabilizando a execução das mesmas nas chamadas mesas de operação.

    Planejador financeiro

    Entre as profissões do futuro no mercado financeiro está o planejador financeiro — um profissional que tem foco em finanças pessoais e empresariais. O objetivo dele é colaborar com o investidor na organização ou reestruturação do seu orçamento — um serviço cada vez mais requisitado graças ao aumento da educação financeira no país.

    Para isso, o planejador se baseia no perfil e objetivos dos clientes. A intenção é ajudar pessoas físicas e jurídicas a equilibrar as finanças e realizar investimentos, considerando suas necessidades. Portanto, o profissional deve ter conhecimentos financeiros aprofundados.

    Assim, é possível auxiliar o cliente no planejamento do orçamento e na alocação de recursos. O planejador também tem papel importante na organização da aposentadoria, auxiliando na montagem de um plano que resulte em rendimentos suficientes no futuro.

    Profissionais de TI

    Como você aprendeu, muitos serviços financeiros atuais são baseados em algoritmos, sistemas ou outras plataformas de distribuição. Assim, os investidores têm acesso a um ambiente digital para negociar diversos investimentos.

    Na prática, as plataformas são disponibilizadas pelas instituições financeiras e permitem o acesso a alternativas de renda fixa e variável. Desse modo, elas demandam infraestruturas complexas, usadas para atender as necessidades dos clientes via aplicativos e sites.

    Todos esses sistemas precisam de profissionais capacitados para desenvolvê-los e operá-los. Nesse sentido, quem atua com TI também é requisitado por empresas do mercado financeiro — incluindo, por exemplo, fundos de investimento. Afinal, é possível oferecer as melhores soluções aos clientes e ajudar no desenvolvimento dos negócios.

    Oportunidades para investidores

    Até aqui, você entendeu como as inovações promovem oportunidades no mercado de trabalho, especialmente no setor financeiro. Contudo, a tecnologia também traz novas possibilidades para quem investe.

    Além de contar com profissionais preparados para oferecer suporte nessa jornada, os investidores encontram oportunidades de investimento promovidas pela inovação. Afinal, as empresas que atuam com tecnologia passam a ter papel central na economia, conforme a inovação avança.

    Como estão diretamente ligadas a uma demanda em desenvolvimento na sociedade, elas podem apresentar bom potencial de crescimento e retorno. Assim, companhias preocupadas com a inovação se destacam pelo potencial de expansão — e vale a pena estar atento a elas.

    Contudo, vale ressaltar que não existem garantias de realização desse potencial oriundo da inovação. Mesmo em um cenário promissor, existem riscos relacionados aos investimentos em um negócio.

    Especialmente no segmento de tecnologia, competitividade e necessidade de inovação são pontos de atenção que podem elevar os riscos do aporte.

    Agora você sabe que a inovação promove transformações em todos os setores — e pode fortalecer o crescimento de profissões do futuro. No mercado financeiro, as mudanças proporcionam novas possibilidades de ganhos para profissionais e oportunidades de aporte para investidores. Então vale se manter atento a esse movimento!

    Gostou do conteúdo? Então complemente a leitura e descubra como investir em empresas de tecnologia!

    Tags: Assessor de InvestimentosMercado Financeiroprofissões do futurooportunidades do mercadopossibilidades de ganhostransformações do mercadoinovações do mercadoquais são as profissões do futuroo que são profissões do futuroprofissões do futuro que ganham bemplanejador financeironovas profissões do futuroassessoria de investimento;

    Cadastre-se e receba mais conteúdos

      Obrigado pela visita em nosso site!

      Deixe suas informações nos campos abaixo para conhecer melhor o nosso trabalho de assessoria profissional, e receba um guia de investimentos gratuitamente.

      fechar popup

        Já sou cliente Manchester